Capítulo 7: HISTÓRIA DOS JOGOS
HISTÓRIA DOS JOGOS
Arqueólogos encontraram diversos jogos que datam de centenas de anos antes de Cristo. Jogos sempre existiram na humanidade como forma de treinar o corpo e a mente para a sobrevivência.
Os jogos de tabuleiro existem desde o principio da civilização conhecida. Eram jogos feitos para a realeza. Os jogos de cartas cresceram durante a Idade Média e foram se popularizando com o passar do tempo.
Jogos de Tabuleiro Clássicos
Segundo a Enciclopédia Wikipédia o jogo mais velho que se tem noticia foi encontrado no antigo Egito. Foram desenterrados restos do jogo nas tumbas da Pré-dinastia e da Primeira dinastia, cerca de 3500 a.C. e 3100 a.C. O objetivo do jogo era tirar todas as peças do tabuleiro.
Segundo a mesma enciclopédia o “Jogo Real de Ur” foi descoberto entre 1926-1927 nas catacumbas de onde hoje é o Iraque; sua origem é datada de antes de 2500 a.C. da Primeira Dinastia de Ur. Foram encontrados dois tabuleiros. O jogo era jogado com dois conjuntos (um branco e outro preto) de sete marcadores e três dados piramidais; o objetivo igualmente era conseguir tirar o maior número de peças possíveis do tabuleiro.
O Jogo Real de Ur é provavelmente o antecessor do gamão. Escavações no Irã encontraram um jogo similar que existiu por volta de 3000 a.C. Após alguns séculos de alterações e influências por diferentes povos, o gamão romano de 600 a.C. é o jogo que mais se assemelha às regras que se tem atualmente.
Os jogos de Mancala (nome genérico para um conjunto de aproximadamente 200 jogos com regras semelhantes) são chamados também de jogos de semeadura e colheita. Originários da África, por volta de 2000 a.C., apesar de existirem rumores de sua existência datar de 7000 a.C. O jogo é composto por algumas fileiras de pequenos buracos e algumas sementes, tornando-o um jogo muito simples de ser feito por trabalhadores. Vencia o jogador que conseguisse tirar o maior número de sementes dos buracos. Foi encontrado um tabuleiro semelhante no Quênia, datado os tempos Neolíticos.
Segundo historiadores na China foi criado o jogo Go (Wei-qi), que não só é um dos jogos mais antigos de tabuleiro encontrado, como manteve suas regras por mais tempo que qualquer outro jogo de tabuleiro existente. Algumas histórias falam sobre a origem do jogo no império de Yao (2337-2258 a.C.), mas a referência escrita mais velha encontrada data do quarto século antes de cristo. O Wei-qi se expandiu pela Coréia (se chamando Baduk) por volta do século cinco e posteriormente viajou para o Japão onde adquiriu o nome “Go”, se tornando o jogo mais sofisticado existente; suas regras não mudaram significantemente desde então. Era um jogo de conquistar territórios e impedir o oponente de expandir o próprio território, vencendo aquele com mais peças no tabuleiro.
Sobre os jogos clássicos, destaca-se também o Xadrez. Este possui uma origem incerta. O mais provável é que tenha sido criado na Índia, por volta do 6º século, com o nome de Chaturanga, que significa “as quatro divisões do exército”: infantaria, cavalaria, elefantes e carruagens. Passou pelos persas e se espalhou pelo oeste europeu entre 1000 – 1100 d.C. As regras conhecidas atualmente foram definidas por volta de 1475, onde o vencedor é aquele que consegue deixar o rei adversário sem escapatória da morte.
Jogos de Tabuleiro Modernos
Após a revolução industrial, os jogos de tabuleiro foram difundidos, e com o comércio e a produção em massa boa parte dos jogos de tabuleiro conhecidos pelas crianças dos anos 80 tiveram origem nessa época.
Jogos Eletrônicos
Introduzidos no mercado em 1971, os vídeo games se tornaram uma forte indústria mundial competindo com a indústria do cinema como o modo de entretenimento mais lucrativo.
Em 1958, o primeiro jogo eletrônico intitulado “Tênis para dois” foi criado usando um computador analógico. Em 1961, Spacewar! foi programado para rodar em um DEC PDP-1 (um computador que ocupava praticamente um cômodo). O maior problema para a criação de um entretenimento digital na época era a viabilidade de venda, já que computadores pessoais não eram comuns.
Em 1971 foram criadas máquinas de Arcade, operadas através de fichas com o jogo Spacewar! Sem conseguir sucesso e popularidade por causa da dificuldade do jogo, posteriormente, em 1972, foi criado o jogo Pong pela Atari, vendendo mais de 19.000 máquinas e sendo considerado o primeiro sucesso comercial em videogames. Era um jogo onde uma bolinha ia de um lado ao outro da tela, quicando em barras controladas pelos jogadores. Perdia aquele que não rebatesse a bolinha.
Em 1972 foi criado o primeiro console doméstico e em 1977 foi lançado o Atari 2600, um console doméstico com cartuchos de jogos que começava a segunda geração dos vídeos games, se tornando o mais popular da época. E, em 1982 nasceu o primeiro computador para jogo, o Commodore 62 da Apple II.
Os anos seguintes se caracterizaram por uma alternância na preferência entre consoles e computadores pessoais. Atualmente os jogos para computadores pessoais acompanham a evolução dos consoles e games são lançados para ambas as plataformas.
Hoje em dia os jogos eletrônicos estão em todas as camadas da sociedade, idealizados e criados para diversos propósitos, tais como treinamento, educação, entretenimento e propaganda, não excluindo qualquer faixa etária ou gênero.
SAP Security Consultant
6 aCadê o Shogi hehehe...parou antes de chegar no século XV