Capacitação técnica: elemento fundamental na melhoria da eficiência do estado.
Ano passado o TCU rejeitou as contas prestadas pela Presidente Dilma, fato que desencadeou o processo de afastamento da chefe do Executivo, o relatório referente às contas de 2015, lido na sessão do dia 15/6/2016 e tendo por relator o Sr. Ministro José Múcio Monteiro Filho, seguiu a mesma linha de, mais uma vez, ouvir a Presidente antes do julgamento final.
Sem nos atermos aos desdobramentos políticos ocorridos após a rejeição das contas e os futuros do atual processo de contas, o fato é que TCU tem ampliado o quantitativo de entidades e órgãos que têm suas contas analisadas anualmente pelo Tribunal (a exemplo da inclusão dos Conselhos de Profissão com entidades a prestarem e terem suas contas julgadas), além de ampliar o quantitativo, o TCU tem aprofundado sua análise, o que, em última medida, proporciona o aprimoramento da gestão da unidades jurisdicionadas, mas também amplia a possibilidade de imposição de multas e débitos pela Corte de Contas.
Nesse contexto, o caminho que todos os gestores e auditores internos devem trilhar neste momento é o da capacitação permanente e contínua nos temas prestação de contas e governança.
A MAPA tem em seu quadro de facilitadores, auditores do TCU especialistas que detalham aos alunos o passo a passo, com exemplos práticos de quem também foi gestor e auditor interno, de como minimizar a possibilidade de sanções pelos Tribunais de Contas.
Hoje, está sendo ofertado um box de cursos específicos para alavancar a performance dos órgão se entidades, além de ajudar os gestores e auditores internos, sujeitos à jurisdição do TCU:
PRESTAÇÃO DE CONTAS - DA TEORIA À PRÁTICA;
GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS - AS BASES PARA A GOVERNANÇA.
Acesse o site e confira as informações completas.
MAPA - CONSULTORIA E TREINAMENTO DE ALTO DESEMPENHO www.mapagestores.com.br