Capacitação: Um elemento decisivo para a permanência dos devs

Capacitação: Um elemento decisivo para a permanência dos devs

No nosso artigo anterior falamos sobre gerar anúncios de emprego reais, transparentes e atrativos para encontrar o candidato ideal, lembra?

Bem, supondo que você tenha feito sua lição de casa e sua empresa tenha publicado um daqueles anúncios que trouxeram o candidato perfeito para sua vaga, há outro desafio que você precisa considerar para manter esse talento recém-contratado em sua folha de pagamento: o treinamento.


O outro fator chave para permanecer

Sim, ao falar dos motivos que levam um colaborador a permanecer numa empresa, pensaríamos imediatamente num salário competitivo (mas real) ou num ambiente saudável e amigável (não como os infernos disfarçados de “mais que uma empresa, mas uma família”), mas o treinamento surgiu nos últimos anos como um fator decisivo para os desenvolvedores.

Porque? Simples: a tecnologia nunca irá parar de evoluir. Sempre haverá uma nova linguagem, uma nova ferramenta, uma nova versão que torna obsoleto o que hoje consideramos de ponta. E os desenvolvedores sabem disso.

Se uma empresa não se preocupa com a formação constante dos seus colaboradores, estagnando nos mesmos programas ou aplicações de há algum tempo, mais cedo ou mais tarde enfrentará a demissão de talentos valiosos que encontram oportunidades de desenvolvimento noutros lugares (talvez na sua concorrência profissional), que você não os forneceu.


O que é capacitação no mundo da tecnologia?

A resposta não se baseia nos cursos que as empresas solicitam aos colaboradores por lei ou cultura interna (como Código de Conduta, Compliance ou Assédio no Trabalho, por exemplo), mas sim naqueles focados nas competências técnicas que irão valorizar tanto a qualidade profissional do colaborador bem como as vantagens competitivas da empresa.

Uma ideia tentadora para muitos poderia ser “ah, perfeito, então vou atribuir ao dev 850 mil cursos técnicos para que ele aprenda tudo e seja infalível”. Não: com isso você apenas sobrecarregará o funcionário, que não conseguirá cumprir os objetivos que você pediu e passará horas tentando descobrir como aproveitar temas que podem não agregar valor ao seu trabalho, mergulhando-o em frustração e decepção.

Treinar no mundo da tecnologia significa pensar estrategicamente nas necessidades estratégicas da sua empresa, bem como nos pontos fortes e fracos do seu pessoal. Ao combinar os dois elementos, você poderá definir o rumo que sua empresa tomará para seguir em frente.

Se você ainda tiver dúvidas sobre como fazer isso, considere estes pontos:

  1. Avalie as necessidades da sua empresa: Olhe para a sua empresa com um olhar crítico e pense nos seus pontos fracos como a falta de tecnologia (hardware e/ou software), as tendências tecnológicas do mercado que atualmente não cobre ou a falta de recursos humanos para ser mais competitiva.
  2. Converse com sua equipe: Se notar desânimo ou estagnação entre seus devs, sente-se com eles e converse sobre como eles se sentem, o que está faltando em termos de aprendizado e o que a empresa precisa para fortalecer sua liderança. A etapa 1 é importante, mas conversar com seus desenvolvedores pode lhe dar insights que você talvez não tenha visto antes. Pergunte quais idiomas ou aplicações desejam aprender e se contribuem para o sucesso da empresa. Se ambos os detalhes corresponderem, você já tem um ponto de partida.
  3. Escolha Mentores: Por alguma razão, os Jedis e Sith têm professores que ensinam os Padawans. Se você ou um membro da sua empresa possui conhecimento avançado e vocação para o ensino, capacite-o para se tornar um mentor para funcionários que necessitam de treinamento. Você não apenas economizará orçamento, mas também fortalecerá os laços entre sua equipe.
  4. Vá passo a passo: Talvez em sua análise dos pontos 1 e 2 você tenha notado fraquezas em muitos lados, mas não é recomendável focar em resolvê-los todos ao mesmo tempo. Priorize as áreas mais urgentes e comece por elas para que aos poucos sua empresa se fortaleça nos setores tecnológicos estratégicos.
  5. Escolha a plataforma: Uma das vantagens do mundo tecnológico é a massificação do conhecimento. Isso significa que se sua equipe precisa de treinamento, ela não precisa necessariamente frequentar uma universidade. Existem muitas plataformas no Brasil e no resto da América Latina com cursos e conteúdos de alto nível que você ou seus funcionários podem realizar com flexibilidade. Além disso, muitas dessas páginas são gratuitas, por isso são ideais se o orçamento for um problema. Algumas delas são: Codecademy, edX, Khan Academy, Coursera, MIT OpenCourseWare, Udacity, Witseed, Fiap e muitos mais.


Um compromisso contínuo

Se você aplicar essas dicas, construirá uma filosofia de treinamento que elevará o moral de seus colaboradores e que permitirá que sua empresa resolva proativamente as necessidades de conhecimento que possa ter em meio aos seus projetos.

Lembre-se: o treinamento não é um capítulo isolado, mas um exercício contínuo que garantirá a liderança da sua empresa no longo prazo, transformando-a também em uma referência da qual os devs brasileiros vão querer fazer parte a qualquer custo.

Boa sorte e até a próxima newsletter!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos