Capacitação: Um elemento decisivo para a permanência dos devs
No nosso artigo anterior falamos sobre gerar anúncios de emprego reais, transparentes e atrativos para encontrar o candidato ideal, lembra?
Bem, supondo que você tenha feito sua lição de casa e sua empresa tenha publicado um daqueles anúncios que trouxeram o candidato perfeito para sua vaga, há outro desafio que você precisa considerar para manter esse talento recém-contratado em sua folha de pagamento: o treinamento.
O outro fator chave para permanecer
Sim, ao falar dos motivos que levam um colaborador a permanecer numa empresa, pensaríamos imediatamente num salário competitivo (mas real) ou num ambiente saudável e amigável (não como os infernos disfarçados de “mais que uma empresa, mas uma família”), mas o treinamento surgiu nos últimos anos como um fator decisivo para os desenvolvedores.
Porque? Simples: a tecnologia nunca irá parar de evoluir. Sempre haverá uma nova linguagem, uma nova ferramenta, uma nova versão que torna obsoleto o que hoje consideramos de ponta. E os desenvolvedores sabem disso.
Se uma empresa não se preocupa com a formação constante dos seus colaboradores, estagnando nos mesmos programas ou aplicações de há algum tempo, mais cedo ou mais tarde enfrentará a demissão de talentos valiosos que encontram oportunidades de desenvolvimento noutros lugares (talvez na sua concorrência profissional), que você não os forneceu.
O que é capacitação no mundo da tecnologia?
A resposta não se baseia nos cursos que as empresas solicitam aos colaboradores por lei ou cultura interna (como Código de Conduta, Compliance ou Assédio no Trabalho, por exemplo), mas sim naqueles focados nas competências técnicas que irão valorizar tanto a qualidade profissional do colaborador bem como as vantagens competitivas da empresa.
Recomendados pelo LinkedIn
Uma ideia tentadora para muitos poderia ser “ah, perfeito, então vou atribuir ao dev 850 mil cursos técnicos para que ele aprenda tudo e seja infalível”. Não: com isso você apenas sobrecarregará o funcionário, que não conseguirá cumprir os objetivos que você pediu e passará horas tentando descobrir como aproveitar temas que podem não agregar valor ao seu trabalho, mergulhando-o em frustração e decepção.
Treinar no mundo da tecnologia significa pensar estrategicamente nas necessidades estratégicas da sua empresa, bem como nos pontos fortes e fracos do seu pessoal. Ao combinar os dois elementos, você poderá definir o rumo que sua empresa tomará para seguir em frente.
Se você ainda tiver dúvidas sobre como fazer isso, considere estes pontos:
Um compromisso contínuo
Se você aplicar essas dicas, construirá uma filosofia de treinamento que elevará o moral de seus colaboradores e que permitirá que sua empresa resolva proativamente as necessidades de conhecimento que possa ter em meio aos seus projetos.
Lembre-se: o treinamento não é um capítulo isolado, mas um exercício contínuo que garantirá a liderança da sua empresa no longo prazo, transformando-a também em uma referência da qual os devs brasileiros vão querer fazer parte a qualquer custo.
Boa sorte e até a próxima newsletter!