Capital Intelectual como propulsão para negócios

Capital Intelectual como propulsão para negócios

Este é meu primeiro artigo aqui e gostaria de compartilhar algo em que sempre reflito: Capital Intelectual e como ele pode ser um propulsor para negócios. 

Como uma soma de experiências, vivências e observações, obtidas das mais variadas formas, este "capital" sintetiza os skills adquiridos ao longo da vida e propulsiona( para não dizer dá vida) ao motor que conduz o movimento do indivíduo, seja para trabalhar, estudar ou em qualquer outra atividade.  

Especialmente nos negócios, acredito que parte desse capital a centelha que gera o “click”, o “estalo”, que vai determinar as grandes ideias e movimentar a “roda” dos negócios. 

Minha reflexão é em quanto as empresas perdem por não incentivar, não promover e às vezes, sequer notarem isso em seus colaboradores. Indiscutivelmente, o colaborador é, em grande parte, o detentor do conhecimento do negócio. As estratégias vêm de “cima”, a gestão é do “meio” e o operacional, a execução da atividade do negócio, é mantida pela figura do empregado na ponta. 

Evidentemente, ideias surgem em qualquer destas esferas, mas os detalhes da operação geralmente são melhor percebidos por pessoas do nível operacional. 

Logo, se devidamente “adubadas”, estas pessoas podem gerar ideias e ideais incríveis! Já percebi isso muitas vezes, nesses quase 10 anos de carreira. 

Vi e vivi isso muito de perto e é sempre mais do mesmo, com o final clássico de alguém indo para outra empresa por não ter suas ideias ouvidas. 

Coletar, avaliar, dar um norte a essas ideias pode ser o combustível do negócio, talvez começando “pequeno” mas que sendo amadurecidas e amaciadas, mudam completamente o mindset envolvido no negócio. 

Perde-se muito em não ouvir as ideias do time.   

Claro, um processo é necessário para otimizar isso e garantir um fluxo mínimo, mas isso é assunto para um outro artigo. ;) 

Nota final: Empresas, fiquem de olho em suas equipes. Ouçam! Aprendam com elas! 

Parafraseando Arnaldo Antunes, vocês tem "o pé e o espaço para dar o passo".

Muitas ideias são aproveitadas, só não dão o crédito. Forte abraço!

Wesley C. Dias de Oliveira

Tech-Advisor | Data Platform Engineering Manager | AWS, DataBricks | FinOps, Data & Tech For Companies

5 a

Muito bem observado, Ramon.

Ramon Marques, MSc

CEO na STR Sistemas | CTO na VT Real | Professor na PUC Minas

5 a

Excelente texto Wesley. Pensando no lado da organização, precisamos pensar em como criar essas oportunidades para que as pessoas que estão no operacional contribuam com ideias para o crescimento do negócio. Do lado do colaborador, seria ótimo se todos tivessem essa "mentalidade de dono" para usar sua vivência em prol do crescimento do negócio.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos