A cara do Rio
A Casa do Empreendedor, sede do Clube Empreendedor, tem uma parede que me encanta demais - aliás, convido você a conhecer. São imagens antigas da Zona Portuária, bairro do Santo Cristo, Gamboa… um tempo que não volta mais, de crianças nas vielas e malandros jogando bilhar. Era um tempo de Rio de Janeiro mais romântico, quando os dias passavam um pouco mais devagar.
Só que a parede também tem fotos de obras que marcaram nossa cidade. A construção da falecida Perimetral, as primeiras modernizações do Porto. A construção de vias e ruas mais largas e modernas, silos e armazéns em pleno funcionamento, uma cidade pujante e ativa.
Gosto de lembrar do Rio assim, porque me entristece ver o desânimo tomando conta do empreendedor. Sim, sei que sou otimista, talvez até mesmo idealista. Mas me recuso a acreditar que um povo tão criativo e inventivo como o nosso aceite ser vencido por uma crise que tem tudo para ser temporária.
Não se trata de fugir da realidade e tapar o sol com a peneira. Ao contrário: conhecer as verdadeiras dimensões dos problemas é o primeiro passo para a busca das soluções. E este dever de casa já estamos fazendo. No Clube Empreendedor, por exemplo, mostramos como a força do networking é poderosa para tirar negócios do ponto morto, engrenando a primeira marcha, a segunda e até a terceira. Buscamos, através do conhecimento, enxergar o que podemos fazer, entre nós e por nós, que pode alavancar nossos negócios e contribuir para a transformação econômica da cidade.
Nosso Rio de Janeiro é solar, plural, leve e tem espaço pra todo mundo. Convido você a se juntar a nós, a quem acredita que o Rio tem jeito. Pense nisso.
www.clubeempreendedor.org
#clubeempreendedor
#empreendedorismo