Cargos do futuro? Profissões que estarão em alta daqui alguns anos?
Com certeza não está no meu know how ser vidente, mas podemos falar sobre habilidades essenciais para o futuro, que tal?
O RH precisa ver o desenvolvimento de pessoas como uma tarefa contínua instalada no método de aprender - desaprender – reaprender. O futuro das empresas depende desse método, a maior prova disso é todo movimento que as organizações precisaram fazer diante da pandemia.
Um grande passo a favor das habilidades do futuro é tornar-se crente de que o treinamento eventual deve migrar para o desenvolvimento contínuo de novas habilidades.
É notável que há grande valorização de habilidades ligadas à tecnologia, inteligência artificial e análise de dados, afinal estamos na era da tecnologia e à um click temos o poder de comprar os objetos mais desejados sem sair de casa, ou então fazer críticas a ponto de leva-as a queda de faturamento gigantesco.
Segundo o Fórum Econômico Mundial as 10 habilidades profissionais até 2020 são:
· Análise e avaliação de sistemas;
· Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
· Criatividade, originalidade e iniciativa;
· Design de tecnologia e programação;
· Inteligência emocional;
· Liderança e influência social;
· Pensamento analítico e inovação;
· Pensamento crítico e analítico;
· Raciocínio, resolução de problemas e ideação;
· Resolução de problemas complexos;
E eu ainda acrescentaria: Autoconhecimento e autoconfiança!
Tenho convicção de que o profissional é autor do seu sucesso, mas a organização é corresponsável por apoiar o desenvolvimento dos colaboradores, afinal oxigenar ideias, pensamentos e alternativas só ocorrem quando temos “cabeças desenvolvidas”.
Consultora em seleção de pessoas | RH | Fascinada por criar conexões
4 aMai, adorei o artigo. É muito gratificante trabalhar com um RH e com pessoas como você que sempre buscam se desenvolver e levar a equipe como um todo para cima junto. Sucesso! 🚀