"Carne de frango": potencial de produção recua 4% no 2º trimestre de 2020
Projeções do AviSite baseadas no alojamento interno de pintos de corte (dados mensais da APINCO) indicam que, embora apenas 0,24% menor que o do mesmo período de 2019, o potencial de produção de carne de frango do trimestre corrente, segundo de 2020, é 4% inferior ao do trimestre anterior.
Tendo como premissa o abate aos 42 dias de idade e viabilidade de 96% dos pintos alojados, as projeções atuais indicam que o número de cabeças abatidas neste trimestre pode ser quase 1% superior ao de idêntico trimestre do ano passado. Porém, números preliminares do IBGE sugerem que o peso médio, neste ano, vem sendo inferior ao de 2019.
Em decorrência, o potencial de produção de carne de frango projetado para o trimestre abril-junho de 2020 é menos de meio por cento inferior ao de 2019 e ultrapassa ligeiramente os 3,5 milhões de toneladas. Mas, comparativamente ao trimestre anterior, o primeiro de 2020 – quando o potencial foi estimado em 3,657 milhões de toneladas – a redução sobe para 4,10%.
Vale notar que os alojamentos de pintos de corte de abril passado e maio corrente foram estimados, aplicando-se sobre o alojamento de março reduções de, respectivamente, 2% e 7%, ou seja, índices inferiores aos que vêm sendo apontados pelo mercado (de 5% e 10%). Dessa forma, a produção efetiva do corrente trimestre pode recuar ainda mais em relação ao trimestre anterior e ao mesmo trimestre de 2019.