Caro Líder: Quem é você quando só você está vendo?

Caro Líder: Quem é você quando só você está vendo?

Será que você está realmente preparado para ser o líder inspirador que as pessoas e organizações precisam? Se a sua resposta for sim, provavelmente você tem um longo caminho a ser percorrido.

Fato é que, respeitadas as sempre bem vindas exceções, nossos líderes atuais precisam evoluir. Evoluir no sentido de firmar um compromisso em fazer diferença positiva na vida das pessoas, impactadas direta ou indiretamente pelos negócios no qual este líder conduz.

Buscando maior conhecimento local sobre liderança, verifiquei que pouquíssimos trabalhos acadêmicos tiveram como foco de pesquisa exploratória o tema no Brasil (Fonte: XXXIV Encontro da Anpad).

Neste sentido, gostaria de, primeiramente, chamar a atenção para a necessidade de fomentarmos esta discussão sobre liderança positiva em níveis acadêmicos e corporativos no Brasil.

Adicionalmente, para aqueles que lerem este artigo e que exercem algum tipo de liderança, proponho um encontro onde só estarão presentes o próprio líder e o seu reflexo no espelho. Sem desculpas. Sem repostas a terceiros. No final, prevalecerá a consciência de cada um.

O objetivo é promover uma franca reflexão pessoal junto àqueles que de alguma forma exercem liderança, para que seja verificado o quão preparado estamos para sermos líderes inspiradores ou se alguma aresta precisa ser aparada.

Neste sentido, com o intuito de iniciar discussões sadias à respeito do tema, compartilho abaixo a forma como vejo ou avalio o perfil que espero de uma liderança inspiradora.

Para facilitar a reflexão, busquei características de um líder inspirador na visão de especialistas e grandes líderes como Stephen Covey, Simon Sinek, Dalai Lama, Barack Obama e Bill Gates. Assim, gostaria de apresentar-lhes algumas das perguntas que você pode se fazer para verificar se é ou até mesmo quer ser realmente um líder inspirador.

1 - Existe confiança verdadeira nas relações entre líder e liderados?

2 - Você, ao se olhar no espelho, consegue ter orgulho de seu grau de integridade, seja como homem ou como líder?

3 - Seu time te reconhece pela humildade e empatia?

4 - Você se considera um líder colaborativo, que usa sua posição para ajudar e desenvolver pessoas?

5 - Suas ações tem como norte principal o benefício do grupo/time como um todo? 

6 - Você cuida das pessoas e se importa de forma genuína com o bem estar de seus liderados?

7 - Sua proposta de valor pessoal é aderente à proposta de valor da organização que você representa?

8 - Você vê a você e seu time como agentes de mudança positiva? Seus atos levam em consideração, quando aplicável, questões sociais?

9 - Você tolera erros pontuais que lhe são tempestivamente comunicados? Tem o planejamento e a clareza da comunicação deste, como pano de fundo de suas ações?

10 - Você possui um alto grau de inteligência emocional como característica e é respeitoso com seus liderados?

Obviamente que existem diferentes perfis de liderança e que estas perguntas são não exaustivas, mas se você de forma honesta e madura, responder SIM para todas as perguntas, é sinal de que está minimamente preparado para influenciar pessoas e organizações.

Caso contrário, a proposta é fazer com que cada um dos ítens onde você pensou que precisaria evoluir, sejam objeto de um plano de ação calcado em métricas atingíveis e mensuráveis para que você busque evoluir ao encontro de um SIM. 

O grande líder é fruto de engajamento, esforço e desenvolvimento contínuo e, de certa forma, penso que discutindo o tema podemos por ventura influenciar positivamente futuros líderes a realmente fazerem a diferença.

 

E aí, você está realmente pronto para líderar pessoas? O que é liderança positiva na sua opinião?

Marcelo Brasil.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos