Carreira não linear no Mercado Financeiro. Por onde começar?

Carreira não linear no Mercado Financeiro. Por onde começar?

Ter uma carreira não linear pode ser uma estratégia de desenvolvimento profissional válida para aqueles que desejam uma variedade de experiências profissionais e desafios ao longo de suas vidas.

Isso pode proporcionar uma ampla gama de habilidades e uma perspectiva mais abrangente sobre o mercado financeiro, o que pode ser valioso em um ambiente em constante mudança no qual estamos vivendo. No entanto, também pode envolver riscos e incertezas, pois nem sempre é tão previsível quanto uma carreira mais tradicional.

Nesse ponto, pode-se considerar algo interessante no perfil desses profissionais que seguiram essa trajetória de carreira “fora do óbvio”, em sua maioria desenvolveram também maior habilidade de Gestão de Crise do que os profissionais mais “padronizados”.

Isso porque quando nos deparamos com algo novo, somos estimulados a estruturar novas formas de pensar, fazendo com que os discursos do passado não façam mais tanto sentido para o contexto atual. Com isso, sair do status quo, buscar informações, estudar e desenvolver novos pensamentos para chegar uma nova solução estimula o profissional a desenvolver maior habilidade nas decisões estratégicas. E consequentemente, são profissionais que atualmente tem mais valor no Mercado Financeiro. 

Esse profissional que busca novidades em sua carreira, normalmente se permiteu experenciar uma variedade de papéis, setores ou indústrias relacionados ao seu mercado. Essa abordagem pode envolver mudanças significativas em termos de função/projetos, instituições financeiras, setor ou até mesmo geografia/localização.

Dessa forma, ele está aberto a novidades, a mudanças e a novos projetos. E consequentemente, a “musculatura” mental necessária para as tomadas de decisões vai ficando cada vez mais forte, sua visão sistêmica sobre o mercado e sobre sua própria carreira também é ampliada. Resumindo, ele não tem medo da mudança e tem uma resiliência admirável! Habilidades extremamente necessárias para o momento do mercado atual.  

Se você é um profissional do Mercado Financeiro e busca oxigenar a sua carreira e trilhar um novo caminho, lembre-se que o ecossistema do mercado financeiro é composto por uma ampla variedade de instituições, participantes, produtos, serviços e infraestrutura que trabalham juntos para facilitar a alocação de capital, a gestão de riscos e as transações financeiras. Não está limitado apenas aos BANCOS.

Aqui estão alguns dos principais elementos que fazem parte desse ecossistema, para que você possa ter uma visão geral das possibilidades de carreira nesse ecossistema, e quem sabe pensar em dar aquela oxigenada na sua carreira:

  •  Instituições Financeiras: Isso inclui bancos comerciais, bancos de investimento, corretoras de valores, seguradoras, fundos de investimento, cooperativas de crédito e outras organizações financeiras que prestam serviços financeiros.
  • Reguladores e Órgãos de Supervisão: Agências governamentais e autoridades reguladoras, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio (SEC) nos Estados Unidos, desempenham um papel importante na regulamentação e supervisão dos mercados financeiros.
  • Mercados Financeiros: Isso inclui bolsas de valores, mercados de câmbio (forex), mercados de commodities e outros locais onde ativos financeiros são negociados. Exemplos incluem a Bolsa de Valores de São Paulo (B3), a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e a London Stock Exchange (LSE).
  • Participantes do Mercado: Isso envolve indivíduos e instituições que compram e vendem ativos financeiros nos mercados, como investidores individuais, fundos de investimento, traders, gestores de ativos e empresas.
  • Produtos Financeiros: Isso engloba uma ampla gama de ativos e instrumentos financeiros, como ações, títulos, opções, futuros, commodities, moedas, derivativos, fundos mútuos e muito mais.
  • Tecnologia Financeira (FinTech): As empresas de FinTech desempenham um papel crescente no ecossistema financeiro, oferecendo soluções tecnológicas inovadoras para pagamentos, empréstimos, gestão de investimentos, crowdfunding, entre outros.
  • Agências de Rating: Empresas de classificação de crédito, como a Standard & Poor's, Moody's e Fitch Ratings, avaliam o risco de crédito de emissores de títulos e outros instrumentos financeiros.
  • Escritórios de Advocacia e Consultorias Financeiras: Essas empresas fornecem serviços legais e consultoria para instituições financeiras, auxiliando na conformidade regulatória, fusões e aquisições, estruturação de produtos e muito mais.
  • Infraestrutura Financeira: Isso inclui sistemas de pagamento, câmaras de compensação, sistemas de liquidação, infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação que sustentam as operações financeiras.

 Para concluir, pode-se perceber as diversas possibilidades de atuação dentro do ecossistema do mercado financeiro. Compreender quais são os principais players de cada estrutura é fundamental para que você tenha uma visão mais concreta das possibilidade de carreira dentro do seu contexto profissional alinhado com o seu background de mercado.

Se você tem dúvidas em como mapear essas oportunidades, vamos conversar! Vai ser um prazer poder trocar melhor contigo!

Espero ter ajudado!

Abraços!

Wal :-)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos