Carreira um olhar para o futuro

Carreira um olhar para o futuro

Todos os dias, nos deparamos com um conjunto amplo de informações, que nos conduzem a reflexões fortes sobre nossa carreira profissional, e os rumos que tomamos ao longo da vida, na verdade, pensar a carreira é pensar o futuro, o amanhã. Naturalmente esta é a dinâmica de incertezas que estamos inseridos hoje.

A vida nos leva a diversas experiências e vamos construindo nossa linha do tempo, consciliando as coisas positivas e negativas que acontecem porém, sabemos que em nossa trajetória, sempre irão existir as etapas planejadas e áquelas que aconteceram simplesmente por que tinham que acontecer.

Nesse detalhe está um grande segredo, a nossa DECISÃO, o que de fato decidimos fazer, quais são as atividades profissionais que exercemos que nos tornam realmente felizes? Temos que decidir pela vida e não o contrário, eu aprendi isso em uma de minhas ilíadas do tempo.

O relatório anual do Fórum Econômico Mundial de 2019, ressalta com grandeza e entusiasmo as grandes mudanças que devem acontecer para as próximas décadas, o que vem junto da revolução tecnológica e comportamental da nova sociedade do século XXI, considerada 4.0, onde a robótica e à tecnologia irão dominar as alternativas de trabalho, havendo novos espaços para inteligência e esforço humano.

É uma realidade, fala-se de carros voadores e moradas espaciais, comunicação digital ao extremo, com tradução simultânea em diversas línguas, e etc. É tanta coisa que não conseguimos registrar tudo asssim, numa pequena fala, estudos afirma que cerca de 65% das crianças que estudam hoje, trabalharão em profissões que ainda não existem.

A escola já se prepara para uma revolução, há modelos completamente diferentes de escola que se diferem da estrutura tradicional com resultados expressivos. Mas isso não é uma novidade, no Brasil o Instituto Ayrton Senna, faz um trabalho revolucionário em escolas públicas há décadas, porém precisamos de maior efetividade nessa questão.

O Futuro chegou e precisamos nos adptar a ele, compreendendo-o e mudando nossa forma de pensar, concebendo as diversas possibilidades de trabalho. Para o Relatório do Fórum Econômico Mundial devemos estimular as seguintes competências até 2020:

  1. Resolução de Problemas Complexos - Capacidade de solucionar questões tendo como objetivo processos mais fluidos e simplificados e, de preferência, com ações que tragam melhorias.
  2. Pensamento Crítico - Pré-requisito que nasce a partir de estudo e do poder estratégico e de articulação. Competência imprescindível, pois ajuda no desenvolvimento das diferentes áreas, já que é a base para as melhores tomadas de decisão.
  3. Criatividade - Competência essencial para a área de criação e áreas que envolvem a parte artística. Também tem influência positiva na busca por soluções e alternativas mais eficientes.
  4. Gestão de Pessoas - Profissional com a qualidade de motivar, desenvolver pessoas e identificar talentos.
  5. Coordenação - Capacidade que diferencia o profissional, já que qualquer equipe precisa ser bem liderada e coordenada para estar motivada e alinhada com a busca de resultados.
  6. Inteligência Emocional - Profissional capaz de olhar a situação ao redor e conseguir administrá-la de uma forma eficaz. Destaque para a Empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro.
  7. Capacidade de Julgamento e Tomada de Decisões - Profissional capaz de tomar boas decisões a partir de análise de dados e do ambiente.
  8. Orientação para servir - Profissional que dá a melhor versão de si, ou seja, apresenta o melhor desempenho para determinado negócio.
  9. Negociação - Capacidade do profissional de abrir-se ao diálogo, fazer alianças e ajustes.
  10. Flexibilidade cognitiva - Profissional capaz de se comunicar e se conectar de forma clara ao apresentar suas ideias e soluções.

As mudanças e adaptações nos tornarão cada vez mais em uma sociedade mais dinâmica interativa e conectada, dotada de novos valores e concepções, em uma ética conjuntural baseada na integração cultural, no respeito e na construção de uma identidade global, considerando-se as peculiaridades de cada pessoa em sua complexa conjuntura.

As profissões não sumirão, apenas irão se adaptar aos novos modelos, de compreensão e domínio de conhecimento, saber e prática, com hábitos saudáveis, práticas e valores que superam preconceitos e barreiras invisíveis ainda existentes em nosso meio.

Sejamos todos bem vindos neste novo tempo, em que o mundo se axpande para absorção de todas as culturas, valores e experiências, compartilhe seu saber, pois irá receber uma quantidade enorme de informações, sua contribuição vai fazer a diferença, não tenha dúvida.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Raniiere Santtos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos