Carro: Amigo ou Inimigo do Seu Bolso?
Não é novidade para ninguém que os brasileiros possuem uma grande paixão por carros, seja pelo status que ter um carro proporciona ou então pela comodidade e liberdade que um veículo pode trazer.
Sabemos também, que nós brasileiros temos os carros mais caros do mundo, tanto para compra quanto para manutenção, devido a muitos fatores, mas principalmente pela margem de lucro exorbitante das montadoras brasileiras. Recomendo essa leitura caso queira saber mais sobre o assunto e a diferença de preços de automóveis entre Brasil e Argentina.
Mas, voltando aqui!
Além do status e conforto que um automóvel pode proporcionar, muitas pessoas identificam uma necessidade em ter um carro, devido ao sistema de transporte público não ser muito eficiente em muitas cidades.
E aí chegamos na seguinte dúvida:
“Até que ponto vale a pena arcar com os custos de compra e manutenção de um carro?”
A resposta para essa pergunta será tratada nos próximos parágrafos desse artigo.
Situações onde o carro é seu amigo
A escolha da compra de um automóvel deve ser baseada principalmente em relação a sua necessidade. Procure refletir com clareza a seguinte questão:
“Qual o modelo de carro que atenderá minhas necessidades? E por que preciso de um carro?”
É interessante fazer essa reflexão, pois nos ajuda a identificar com clareza que tipo de carro atenderá suas exigências. E para atender todas as suas necessidades, você irá refletir sobre peculiaridades como:
- Aspectos pessoais e familiares como quantidade de pessoas da família;
- Condições de infraestrutura de sua região;
- Quantos quilômetros irá percorrer por dia para trabalhar, estudar e passear;
- Irá transportar objetos e cargas?;
- Onde o carro ficará estacionado?;
Após fazer essas reflexões você irá identificar qual o modelo que mais irá se adequar ao seu perfil. Um ponto importante é avaliar se o carro será usado como meio de obtenção de renda, caso for um representante comercial por exemplo, que tem que visitar muitos clientes.
A questão principal dessa parte do texto é refletir sobre os itens citados acima e fazer a escolha ideal para você. Para explicar melhor essa questão do carro como “seu amigo” vou contar uma história minha para você.
Em minha terceira experiência profissional, trabalhava em uma cooperativa de crédito durante o dia e fazia faculdade anoite e dependia de transporte público para me locomover, porém, como minha faculdade era longe, muitas vezes eu atrasava e não conseguia chegar no horário certo da aula e isso estava atrapalhando meu desempenho lá.
A decisão de comprar meu primeiro carro (conto mais sobre isso nesse vídeo) foi correta, pois além de minha produtividade aumentar na faculdade e trabalho, aquela experiência profissional foi muito boa para minha carreira e me ajudou a conseguir promoções e outros empregos com salários melhores. Então, o carro, nesse ponto pode sim ser um aliado na sua vida.
Situações onde o carro é seu inimigo
Vimos acima exemplos de como a compra que leva em conta o fator necessidade é positiva.
Mas, e as armadilhas e ciladas sobre os carros que não nos contam? Hehe
Normalmente, compras baseadas em fatores emocionais e sociais costumam trazer consequências negativas para você.
Já falamos nesse artigo sobre como somos influenciados a comprar, e como um carro é um bem muito desejado pelos brasileiros, eventualmente as pessoas acabam comprando um automóvel em busca de status ou mesmo comprando por impulso, afim de ter exclusividade no design de um carro novo, etc. Isso, definitivamente pode prejudicar o seu bolso rsrs
A pressão da sociedade e o padrão como pensam as pessoas ao seu redor podem associar o carro a status, imagem ou meio de expressão de sua personalidade. É importante saber que você “não é o carro que possui”. Evitar isso pode te livrar de algumas ciladas.
O brasileiro tem o péssimo hábito de não se planejar para compras de valores expressivos, deixando-se influenciar pela sociedade e entrando em financiamentos muitas vezes além de sua capacidade de pagamento.
Outra questão importante é a quantidade de vezes que o brasileiro troca de veículo. Atualmente, o tempo médio que o brasileiro fica com um carro são 32 meses. Segundo Sérgio Habib, da Jac Motors, esse período de troca de carro é de aproximadamente 60 meses na França.
Separamos a seguir 05 dicas que vão ajudar você a gastar menos com seu carro.
Principais dicas para gastar menos com seu carro
#1 – Observar a classificação de seu carro
Muita gente não sabe, mas o Inmetro disponibiliza a avaliação e classificação de questões como consumo médio de um determinado modelo de carro, etc.
Portanto, antes de comprar um carro, você pode dar uma olhada nessa classificação disponibilizada pelo Inmetro. Para acessar é só clicar aqui.
#2 – Confira o valor do seguro do automóvel
Quem quer gastar menos com seu carro deve estar atento aos valores médios dos seguros para o modelo de veículo que pretende adquirir.
Fazer uma pesquisa com seu corretor de seguros ou em várias corretoras para analisar o seu perfil + modelo de carro que pretende comprar, pode ser uma alternativa para você definir qual o carro que vai comprar.
#3 – Estacionamentos
É comum em grandes cidades brasileiras você não sentir segurança em deixar seu carro na rua, a alternativa é colocar o veículo em um estacionamento, que na maioria das vezes são caros.
O legal de saber quanto irá gastar para deixar seu carro em estacionamento é que você consegue fazer um comparativo se vale mesmo a pena ir trabalhar de carro ou então utilizar os serviços de táxi ou então de aplicativos como o Uber.
#4 – Manutenção
Carro é um bem de consumo caro e custoso, fazer a manutenção preventiva de seu carro evitará você de ter gastos com a manutenção corretiva.
No caso de carros novos ou seminovos que se encontram em período de garantia, uma dica interessante é consultar os valores tabelados das revisões nas concessionárias afim de não perder esse benefício (garantia de fábrica).
#5 - Multas e taxas
Seu bolso ficará contente caso dirija com cuidado e não sofra multas. Seu carro também agradecerá se dirigir com cautela, já que evitará acidentes e também irá evitar de forçar demais a máquina hehe
Conclusão
A viabilidade de comprar ou não um carro exige muitas reflexões. Para uma decisão consciente, é necessário avaliar questões como a qualidade do carro, segurança e custo-benefício.
Muitas vezes, coisas simples como as que vimos hoje no texto são ignoradas pelas pessoas na hora da escolha de um veículo.
Agora, cabe a você definir se o carro será um aliado ou um inimigo para seu bolso. Com as informações que passamos hoje aqui, talvez tenha sido lançado uma luz sobre o tema hehe
Sua divulgação é fundamental para nos ajudar, se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos para que eles também tenham acesso a esse conteúdo gratuito :D
Até a próxima e não deixe de curtir nossa Fan Page no Facebook também