Carros Caros de quem é a Culpa?
De todos!
Sim, o preço alto dos carros no Brasil é culpa de todos os atores desse mercado. Adianto que escreverei como penso. Não é uma tese, nem um estudo econômico avançado.
Apesar de não ser um estudo avançado, essa pequena resenha baseia-se em diversas leituras que fiz ao longo de anos.
Afinal, como muito brasileiros, sou apaixonado por carros.
Certa vez li uma tese, a qual não consegui resgatar, que aponta dois fatores principais. Os tributos e os lucros.
Os tributos pois como todo brasileiro sabe a carga tributária, direta e indireta, é responsável certamente por mais de 30% do valor do carro. Sim, o Governo é co-proprietário de todos os veículos vendidos, já que recebe mais de 30% de todo valor que envolve um veículo desde a produção da menor peça até o produto final.
Além dele, dizem, os lucros das montadoras no Brasil é acima da média mundial. Nesse estudo, pelo que me lembro, enquanto nos EUA o lucro de uma montadora gira em torno de 4% aqui no Brasil pode chegar a 30%.
Lembro de uma reportagem que dizia que a Ford iria abandonar a venda de veículos menores e se concentrar nos maiores justamente pela alto valor agregado, o que resulta em um lucro maior.
Alguns tem dito que o alto custo é culpa das tecnologias embarcadas. Não me convence, pois, afinal em todos os mercados mundiais os carros estão com mais tecnologias, nem por isso possuem um valor tão exorbitante quanto no Brasil.
Recomendados pelo LinkedIn
Essa percepção, adianto, considera o valor nominal comparado com potencial de compra, oferta etc. Deixo registrado que minhas percepções consideram muitas variáveis, como cambio, moeda, economia, poder de compra etc.
Não trata-se de uma crítica, apenas uma análise.
Nenhum dado é realmente comprovador de quem é o culpado, penso eu.
Por fim, o consumidor. Como dizem só há venda se houver comprador.
Não é preciso um estudo mirabolante para perceber que só existe carro caro porque há comprador de carro caro.
Em direito criminal pune-se o receptor tal como o próprio ladrão. Isso, pois, sem receptador, não é roubo.
Outro fator que me parece bastante revelador é que o brasileiro ainda vê os veículos como status social. Isso é fácil de constatar. Veja que um dos primeiros itens que os novos milionários adquirem é um veículo de luxo.
Assim, para mim, o alto custo dos veículos no Brasil é uma questão cultural que envolve a ganância do Governo, das Montadoras e também dos consumidores.
Não há culpados.... nem inocentes. Eis o veredicto!