Carta aberta à minha estagiária
Querida Estagiária,
Hoje é seu dia, por isso resolvi escrever algumas coisas que nem sempre consigo te dizer, sei que nem sempre tenho o tempo disponível para fazer aquilo que gostaria, ainda mais quando se trata em te ajudar a trilhar seu caminho para o conhecimento, no entanto isto não é de todo o mal, temos a sorte de saber que conhecimento é algo que se compartilha a qualquer momento, mesmo quando chego esbaforida com a bolsa no braço e um café preto na mão, me desculpando pelo atraso.
Maya Angelou tem uma frase que expressa bem o que digo: Ao aprender ensine; ao receber, compartilhe. Eu acredito nisso e sei que você também acredita.
Ter a consciência de que posso contribuir para a construção do seu conhecimento, nos torna conectadas e de alguma forma me conecta ao meio como um todo pois de certa forma estou agindo positivamente e fazendo o bem para outras pessoas.
Pensando nisso lembrei de você, que encontro uma vez por semana e apesar dos breves momentos em que podemos discutir teoria e prática, tento te mostrar uma visão que vai além de relatórios, atividades e atribuições, tento te dar voz e uma perspectiva que só é possível, quando se questiona o status quo.
Os conselhos escritos abaixo, são de alguém que como você sabe, já esteve dos dois lados da mesa e tem consciência de que nem tudo é nota dez, que a vida não é dividida em semestres, mas pode ser uma grande escola se nos permitirmos aprender com as experiências que passamos por isso a vocês estagiários (da escola, da faculdade ou da vida…) vai aí alguns conselhos:
- Você ESTÁ estagiária, mas você não É um estagiária: Sim, apesar das piadinhas, você está nessa condição temporariamente e garanto, é muito mais do que o nome de seu cargo. Você tem ideias, pensamentos, expectativas. Não permita que o nome do seu cargo determine como você é visto.
- Seu trabalho é importante e pode te ensinar mais do que rotinas administrativas: Nem sempre você vai achar que seu trabalho é o mais importante da organização, mas tudo tem o seu valor. Aproveite para dar o seu melhor, para conhecer pessoas e para aprender sobre elas, use sua percepção para entender gestos e comportamentos. Um simples pedido rotineiro, pode te ensinar muito sobre como se deve agir com outras pessoas.
- Leia, estude e permita-se: Leia Drucker, estude Chiavenato, entenda Kotler, mas permita-se conhecer Leminski, ouvir The Smiths, The Clash ou o que te fizer bem, nem tudo é teoria e existem referências que ensinam a alma.
- Não tenha medo de dizer o que sabe: As vezes eu também não tenho a mínima ideia do que vou fazer quando você me chega com perguntas e por mais que nem suspeite disso, eu gostaria que soubesse, mas jamais vou admitir diretamente a você. Por isso é importante falar o que pensa se acha que isso pode realmente contribuir para o momento, você também, faz parte de um grupo e pode sim contribuir positivamente, dê voz a si mesmo.
- Somos todos iguais: Respeite a hierarquia, mas não pense hierarquicamente quando se tratar de ideias e no trato com as pessoas. Lembre-se das palavras de Jung que diz: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicos, mas quando falar de pessoas…”
- Conecte conhecimento – Ser estágia não serve só pra cumprir horário, mas acima de tudo, para que você possa colocar seu conhecimento em prática, leve isso a sério.
- Aproveite seu momento – Estar estagiária é uma excelente oportunidade para entender coisas que no futuro podem ser muito úteis. Aproveite esta fase e questione muito, pergunte bastante e não se importe se nem todo mundo tiver boa vontade em te responder, preste mais atenção em suas perguntas do que em algumas respostas.
- Se eu cobro o seu melhor é porque realmente quero te ver bem e despontando na profissão que escolheu, talvez você não perceba isso agora, mas sei que vai lembrar positivamente de mim no futuro.
- Quando eu te faço perguntas realmente estou interessada em saber o que você pensa, não ache que vai falar besteira, vou te confessar uma coisa, as vezes eu aprendo tanto contigo que se você soubesse ficaria orgulhoso de si mesmo.
- E por fim, saiba que vocês ganharam uma mentora para a vida. Talvez esse seja o inicio daquele tal de networking que eu digo tanto a você que é importante… Conhecer processos, técnicas e tecnologia é bom, mas conhecer pessoas é ainda melhor, não se esqueça disso!
atedente na Real Atacado
9 aGostei,lindas frases para Motivar.
Economista Especialista em Gestão Enxuta
9 aSábias palavras e doces emoções. Parabéns, Gisele!
Sr Sales Executive | Hunter | CLM | SaaS | New Business | Digital Transformation | Closer | Solutions Specialist | Artificial Inteligence
9 aEXCELENTE, TEXTO! Parabéns.
--
9 aKleber Labbati
Analista Financeiro Sênior | MBA Finanças | Experiência em Tesouraria e Automação de Processos
9 aExcelente! Desde minha saída do serviço militar há três anos atrás, passei a atuar como estagiário e afirmo que os supervisores podem vim a agregar e contribuir em excelência na vivência do estágio. Sejam eles bons ou ruins que podem ou não contribuírem com crescimentos profissionais, cidadania, conscientização social. Em diversas situações a o posicionamento dos responsáveis pelo programa de estágio ofuscam a busca da sapiência do estagiário pelo motivo que as atividades do dia a dia são parametrizadas via sistemas integrados onde não esclarecem as necessidades de faze-las, mesmo se questiona-los o “porquê ou pra que” a finalidade dos procedimentos requisitados, não obstante, o cotidiano sempre atarefado impedem uma maior interação entre ambas as partes da mesa, por conseguinte, as tarefas executadas do estágio tornam-se monótonas e operacionais.