Carta aberta para 2022
UNSPLASH

Carta aberta para 2022

Olá ano 2022, seja bem-vindo!

Você estava sendo muito aguardado. Muitas mudanças aconteceram com a velocidade da luz. Você sabe, mudanças nem sempre são tranquilas. Tivemos que nos reinventar muito e muito rápido. Muitos de nós, humanos, aproveitamos a oportunidade para mudar para melhor. Percebemos que não poderíamos mais continuar vivendo como vivíamos antes. Era preciso transformar.

Afinal, aquele velho modelo foi quem nos colocou nesta crise e ficou claro que a transformação do mundo em um lugar melhor para viver, dependia de cada um de nós e não apenas das autoridades. Este transformar tão necessário quanto urgente, não vai se dar pelo apertar de um botão em algum gabinete refrigerado em algum lugar do mundo. A primeira transformação é a da consciência. Que une conhecimento a valores e que se traduz em ações, em sua maioria, simples. Como consumir com critério, usar bem, não acumular, reciclar, compartilhar. Transformar significa "formar através de". Através do tempo, através do trabalho. Através dos recursos que o planeta nos empresta e espera receber de volta. Sem juros, só com gratidão.

O transformar também se faz através do outro. Do meu semelhante, ainda que diferente. Ou melhor, diverso. Aprender a conviver é a mais humana das lições da vida. É ela que nos torna parte da humanidade. Encadernada nas escolas, exposta nas ruas, valorizada no trabalho, cantada nos estádios, louvada nas igrejas, a convivência boa nos faz humanos. A terra fértil da felicidade justa. O bom conviver considera e respeita a diferença. Não julga, não é arrogante, não agride, não maltrata. A convivência boa é a do olhar de atenção. Da empatia, do sorriso, da solidariedade. Conviver significa: viver com, viver junto. Significa confiar uns nos outros. Proteger uns aos outros.

Somos bilhões, neste planeta que para nós é único. Não tem como empurrar o outro para fora dele. Somos milhões no país, milhares nas cidades, centenas em nossos bairros, prédios, trabalhos, comunidades. Aprender a conviver não é apenas uma necessidade. É um imperativo vital. Para isso, é claro, temos que aprender também a "ser". Aprender a ser, significa conhecer a essência. Entender o interior, saber das forças, reconhecer as fraquezas. É pelo ser que começa o conviver, que termina no transformar.

Por tudo isso 2022, seja bem-vindo, com suas novidades que queremos tanto. Desejamos o abraço, o sorriso exposto, a festa sem culpa. Não vamos pedir para que você tenha 13 meses. Ou que cada um de seus dias tenha 30 horas para recuperarmos o tempo. Não, nós queremos mais tempo. Queremos simplesmente aproveitar melhor cada minuto das horas que você vai colocar em nossa conta, enquanto os fogos estiverem espocando no céu, confundindo-se com as estrelas.

A história do passado nós sabemos de cor. A história do futuro é a que você vai nos ajudar a construir. A vida nova, mais justa, mais plena, mais Vida Simples.

EUGENIO MUSSAK  tem grandes esperanças para o próximo ano!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos