Carta ao Futuro
Escreva uma carta endereçada ao futuro contando sobre como é a sua vida hoje, pensando que ela somente será lida pelas pessoas no ano 3030. Inclua na sua carta, se houver, 3 aspectos que você considera positivos em você. Comente, também, se houver, 3 características que considera que você precisa melhorar. Não esqueça de contar uma situação triste e outra feliz na sua vida. Acrescente, por favor, algumas visões acerca do mundo.
Olá pessoas de 3030, não sei o horário que estão lendo essa carta. Então bom dia, boa tarde ou boa noite. Bom, vamos lá. Meu nome é Mariana, no momento que escrevo, estamos no ano de 2020 e eu estou com meus 26 anos, quase completando 27. Considero uma boa idade para compartilhar algumas experiências e reflexões já vividas. Respondendo a primeira pergunta:
Como é minha vida hoje? Difícil responder em poucas palavras essa questão, preciso contar um pouco da minha história.
Ao longo da minha vida, errei bastante achando que estava certa e acertei achando que estava errada. A maior escola da vida, sem dúvidas, é a convivência com as pessoas. É onde temos a oportunidade de testar nosso eu e onde nos formamos como seres humanos pertencentes a uma sociedade. Dito isso, vou compartilhar com vocês um pouquinho de como foi minha trajetória até aqui e como as experiências contribuíram para a pessoa que sou hoje. Não sou de uma família de classe média alta, posso dizer que de classe média. Nunca faltou nada, mas também não tivemos "luxo". Hoje, considero isso muito subjetivo, porque o que pode ser luxo para alguns não é para outros. Enfim, eu achei ótimo ter sido criada em uma família simples, porque aprendi a dar valor em pequenas coisas, e aqui já posso dizer uma das características que acho positiva em mim: gosto de ser econômica e ter uma vida minimalista.
Entre os momentos vividos, houve três que me marcaram muito.
Não gostaria de nomeá-los como situações tristes ou felizes, mas sim de momentos de grande crescimento e aprendizado. O primeiro deles foi quando estava cursando o ensino médio. Eu entrei em uma escola Federal, que além das disciplinas básicas tinha as disciplinas do curso técnico. Antes dela, eu fazia aula particular constante, o que me deixou um pouco insegura e dependente. Não acreditava que era capaz de fazer nada sozinha. Quando cursei o ensino médio, tive que aprender a perder o medo e lidar com diversas situações de pressão. Achava o conteúdo extremamente complexo e muito além da minha capacidade. A sensação que eu tinha era que estava afogando. Mas Deus é maravilhoso em tudo que faz. Ele nunca nos dá uma cruz mais pesada do que conseguimos carregar. Muitas vezes, Ele coloca anjos na nossa vida. E, nesse período, tive pessoas que me ajudaram muito nesse processo, amizades que me ensinaram de diferentes modos a ir perdendo essa insegurança. Enfim, foi um período de grandes dificuldades para mim e, ao mesmo tempo, de muito aprendizado.
Outro momento que vivenciei emoções fortes foi quando estava na graduação. Eu me envolvi em um relacionamento sério com um rapaz da minha idade. Foi logo quando entrei na faculdade, era muito nova, meu primeiro amor sério, fiquei muito apaixonada. E ele também. Só que como todo relacionamento precoce, há uma imaturidade, a gente não pensa no futuro e quer viver intensamente aquele momento. Bom, durou um ano e, quando acabou, fiquei devastada. Demorei para reerguer, busquei apoio nas palavras e conselhos das pessoas que me amavam, me aproximei mais de Deus, e foquei nos meus estudos. Mais uma vez, Deus me deu forças e eu sai muito mais forte e preparada para encarar os próximos passos da vida. Outro ponto positivo que posso destacar que tenho é foco e determinação. Entre a tristeza e o sofrimento, eu escolhi ser feliz. Todos os relacionamentos posteriores me fizeram enxergar ainda mais os meus valores e princípios, dos quais não abro mão.
Por fim, outro momento que considero de grande crescimento foi quando cursei o mestrado. Foi uma época em que atingi o meu limite muitas vezes, o foco era só o mestrado e mais nada. Isso levou a um desgaste emocional grande, que quase me fez desistir. Tinha novamente aquela sensação de estar afogando, e saber ter autocontrole foi um dos maiores aprendizados. São nessas horas que você percebe que é preciso viver um dia de cada vez, enxergar o próximo passo e focar nele. Os outros terão as suas próprias preocupações. Ter apoio de familiares e amigos para conversar e me encorajar foi essencial nessa época da minha vida. Com essa experiência, destaco a persistência como mais um aspecto positivo em mim. Com certeza, ela ajuda a vencer barreiras.
Falando um pouco agora dos pontos que preciso melhorar, a ansiedade é uma fraqueza às vezes. Gosto de antever das situações, mas como dependemos sempre uns dos outros para construir algo, é difícil entender que cada um e cada situação têm seu tempo e o seu ritmo. Isso em qualquer tipo de relacionamento: amoroso, familiar, profissional ou social. Além disso, a indiferença me ataca às vezes. Confesso que tenho dificuldades de ficar próxima de pessoas negativas, eu sempre dou um jeito de me afastar. Reconheço que preciso melhorar isso, pois um dos meus princípios é seguir a Deus e Ele diz que viemos a este mundo para amar e evangelizar o nosso próximo. Além disso, boa comunicação ainda é algo que almejo. Às vezes falo muito rápido e tropeço nas palavras. Mas nada que treino e força de vontade não ajude nisso, não é mesmo? Com certeza, tenho outros pontos a melhorar, mas que bom que tenho chances todos os dias de reconhecer os erros e fazer diferente.
Sobre momentos felizes, houve tantos que não conseguiria listar aqui. Mas dentre todas essas situações apresentadas, conseguir vencer e superar o mestrado foi para mim um dos momentos mais felizes da minha vida. Eu sempre dizia na época:
“Se eu vencer o mestrado, venço qualquer coisa”.
Hoje, após esse tempo de estudo, posso dizer que estou me encontrando no mercado de trabalho. Há satisfação em saber que seu esforço pode te colocar em uma profissão digna, mas que, ao mesmo tempo, te traz muitos desafios e responsabilidades. Mas quem é o ser humano sem desafios? Para mim, são os desafios que nos movem, são nas situações de dificuldades que crescemos e descobrimos realmente quem somos.
Em relação ao mundo, a visão que tenho hoje é que ele está em pausa. Estamos vivendo, nesse momento, uma pandemia. As pessoas foram obrigadas a diminuírem seus ritmos e a viverem um isolamento social. Acredito que tudo acontece por alguma razão. O importante é observar e descobrir o que podemos aprender com isso. Como diz uma velha frase:
Tudo tem um lado bom. Se não acabou é porque ainda não é o final.
Bom, pessoal, voltando à primeira pergunta, essa é minha vida hoje, de uma pessoa que tem muito o que aprender e muito para vivenciar ainda. Agradeço todos os dias por ter tido a chance de nascer em uma família estruturada, que é minha base hoje. Sou uma pessoa que gosta de estudar, aprender coisas novas e que busca crescer profissionalmente. Acredito fielmente que uma vida baseada em uma alimentação saudável e exercícios físicos contribui para a longevidade e uma saúde prolongada. Considero que temos que viver de forma leve, cuidar da nossa Santíssima Trindade: corpo, mente e alma, nos inspirar em pessoas e viver para fazer a diferença. Sou muito grata e feliz por tudo que aconteceu na minha vida. Cada situação só contribuiu para meu crescimento e aprendizado.
Enfim, o recado que gostaria de deixar é que perfeito é somente Deus, mas nada nos impede de seguir o Seu exemplo. Tudo é questão de escolha.
Se cair, levante. Se não consegue sozinho, não deixe o orgulho te consumir, busque ajuda. Se reconhece que pode melhorar, então melhore. Aposte sempre na sua felicidade. Desejo a vocês, pessoas de 3030, que continuem vivendo intensamente, cada um ao seu modo. E que nunca deixem de acreditar que são capazes!
Um abraço, Mariana.
PS.: Escrever essa carta foi algo desafiador, mas, ao mesmo tempo, algo emocionante. Parar um pouquinho para refletirmos quem somos e como vivemos até hoje nos faz ter mais clareza de como queremos viver daqui para frente e como queremos que as pessoas do futuro nos enxerguem. Te encorajo a fazer o mesmo =)
Copywriter | Gestão de Projetos e Eventos | Estratégias Digitais | Inteligência Comercial
4 aAdorei. Farei a minha ainda essa semana e te aviso, Mari! =)
Gestão comercial e de processos | Gestão de Projetos | Gestão de Pessoas | Agile | Retail | Product Marketing
4 aIncrível Mari. Sua história é com certeza marcada por muita persistência e força. Te admiro muito, e espero que você também possa ler essa carta daqui alguns anos e sentir mais orgulho ainda da mulher que está se tornando. Te desejo muito sucesso, em todos os aspectos da sua vida.
Software Developer at Adidas
4 aMuito legal! 👏