Carta aos Professores
Esta é uma reflexão inspirada no texto de Paulo Freire e outros autores que abordam o processo de formação e construção do perfil docente. Esta não foi construída para ser direcionada aos meus atuais ou ex-professores, bem como também não está direcionada aos colegas de profissão que encontrei pelo caminho. Mas, acaba levando em consideração todas as interações, boas ou ruis, no âmbito ensino-aprendizagem.
Eu acredito que toda profissão, por ser uma escolha, deve ser exercida como tal, com responsabilidade. A construção profissional não é algo imutável, ou que possa ser adquirido rapidamente, como uma roupagem, mas é um processo de construção dos saberes: o saber específico, o saber-fazer e de saber-ser. Do qual não podem ser descolados das múltiplas experiências de vida, tanto pessoal, quanto profissional.
Ser professor é ser corresponsável pela concretização do processo de aprendizagem. É um trabalho que requer que estejamos nos refazendo, e reinventando, a partir das leituras, abordagens, métodos em sala. É uma opção de quem aceita viver no ciclo infinito de troca e geração de conhecimento sobre uma determinada área. Assim, penso que quando se faz o que se gosta o trabalho cansa, mas não nos esgota… finalizo esta breve reflexão com um poema sobre a atuação docente.
Professorar[1],
Ser professor
é uma paixão,
…uma doação:
do que somos,
do que temos,
do que sonhamos…
Professorar
é uma missão,
exige dedicação
doação
envolvimento e carinho…
Criatividade para ser um pouco de tudo:
Artista, ombro amigo, conselheiro… educador,
Ou o que precisar,
na difícil tarefa de cultivar mentes abertas e independentes.
É crescer,
Aprender,
E ser parte do crescimento do outro.
Tarefa árdua,
Requer persistência,
Contraditória de tão recompensadora…
Mesmo que o pé esteja doendo,
Mesmo que a voz já esteja falhando.
O calor escaldante,
Ou o frio cortante,
O cansaço,
As noites insone,
A fome,
O sono,
Quase tudo se esquece quando se está ensinando.
Professorando sigo,
sonhando, compartilhando, influindo, dividindo, trocando, mudando…
Buscando fazer bom uso do que chegou para nós
convivência, aprendizado, possibilidades, perspectivas…
experiência, em cada grupo, única.
professorar, é singular.
[1] Fernanda Matos
Paixão por desenvolver pessoas | Top Voice do LinkedIn | Especialista em T&D | Mentora de Líderes Estreantes | Docente MBA | + 20 anos desenvolvendo líderes e suas equipes para serem os melhores na sua função
8 aÓtimo texto. As mudanças necessárias em todo sistema educacional dependem de professores com este perfil profissional, que além da escolha pessoal buscam reinventar-se, comprometer-se, responsabilizar-se e aprender a aprender, apesar de todas as dificuldades e desafios de ser docente em nossa sociedade.
| 𝐅𝐨𝐮𝐧𝐝𝐞𝐫 𝐓𝐞𝐜𝐧𝐨𝐦𝐢𝐦𝐞𝐭𝐢𝐜𝐚 | 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐞𝐦 𝐌𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐃𝐢𝐠𝐢𝐭𝐚𝐥
8 aCausa muita frustração saber que a causa é + política e - econômica.