Carta do CEO: os 30 anos de Grupo HDI
Os 30 anos do Grupo HDI
“A experiência é um farol voltado para trás” (Pedro Nava)
Em 1992 decidi abrir uma empresa de desenvolvimento de sistemas em São Mateus, na zona leste de São Paulo. Naquele início, a HDI era meu projeto de vida, mas eu ainda dividia meu tempo como funcionário da Itautec. Tempo de crescimento, as economias moviam-se rapidamente e a tecnologia era o carro-chefe das mudanças culturais e sociais que se sentiam no mundo ocidental. Sentia em mim que tinha muito mais que crescer, muito mais a contribuir e oferecer ao mundo. Nunca aceitei as limitações que sempre tentaram impor aos espíritos empreendedores como o meu: Qual a chance de uma empresa de tecnologia na zona leste dar certo? Por que não seguir no conforto de um trabalho estável e seguro? Por que não consumir o que o mercado já faz?
E para todas estas perguntas, eu já sabia a resposta: eu sempre vi o mundo com um viés tecnológico e outro literário, e minhas apostas sobre os destinos do mercado de tecnologia quase sempre eram precisas, assertivas e preenchiam necessidades de mercado.
A HDI nasceu em uma edícula no fundo de minha casa, meu primeiro laboratório de engenharia elétrica e mecatrônica. Com os primeiros clientes, compramos um imóvel no próprio bairro, pois precisávamos de mais espaço, e logo surgiram os clientes que nos fizeram crescer: prestamos serviços para a Itaú, para a Sadia, para BMF (antecessora da Bovespa) e uma lista que hoje soma mais de 150 clientes de grande porte ao longo destes 30 anos.
Com a venda de um projeto de OCR e pesquisas de consumo de marketing ao Grupo Sadia em 1995, iniciamos um projeto de grande porte incluindo pesquisa, escaneamento e OCR e desenvolvimento de sistemas. Com este incremento, tivemos que ampliar uma vez mais nosso espaço para comportar a tecnologia e os colaboradores e mudamo-nos para o Jardim Avelino onde até os dias de hoje está nossa matriz. Senti as mudanças do mercado, e passamos para um novo ciclo de desenvolvimento de software e, em 2006, apostei todas minhas fichas no mercado de Software Quality Assurance. Nele seguimos, e há muitos desafios pela frente!
Ao longo de nossa história geramos mais de mil empregos fixos no Brasil, Chile, México, Portugal, Índia, Estados Unidos, Colômbia e Peru e muitos destes colaboradores seguem conosco há mais de 20 anos, outros decidiram partir para novos voos e outros ainda voltaram e foram muito bem recebidos.
Após 30 anos de história e internacionalização, entramos em um novo ciclo. Os grandes pensadores da administração moderna, como Peter Drucker, Ran Charan e Robert Kaplan sempre alertaram para o desafio que as poucas empresas que atingem esta idade devem enfrentar: o de reinventar-se e transformar a gestão do conhecimento adquirido em novo mindset com legado para as futuras gerações. Somos conscientes deste desafio e estamos redesenhando todos os processos e detalhes desta empresa que se tornou a nossa casa. Estamos preparados para o novo ciclo e eu estou feliz que todos estejam prontos para os novos desafios que certamente ocorrerão.
Se a experiência é importante para fecharmos este ciclo, projetá-lo torna-se mais importante, pois a dinâmica do mercado é imprevisível e nos obriga a adaptação constante e alta resiliência sem perder nossos valores originais. Em 30 anos, resiliência é muito do que temos. Como dizia meu sócio Carlos Eduardo Fonseca (na foto com a família Bassi), infelizmente não mais entre nós: “Teste rápido, falhe rápido e ajuste mais rápido ainda”.
Que venham mais 30 anos de HDI. Já habitamos o futuro!
Marco César Bassi, CEO e fundador
CIO Brazil & Head of Digital Marketplace Americas at Danone
2 aMuito bom o texto! Me lembrei da sede em São Matheus, da mudança para o Jd Avelino, e também das visitas à Sadia, Betzdearborn, BMW, SAA, entre outros. Tenho muito carinho pela HDI e sua história. Foi onde comecei a minha jornada profissional, e muitas das coisas que aprendi nessa época me são úteis até hoje. Trabalhamos duro, mas nos divertíamos demais! Muito sucesso à vocês, e que venham os próximos 30 anos!
MBA Big Data Marketing e Inovação | Coordenadora Sr de Comunicação e CRM
2 aMuito orgulho dessa história que acompanhei desde o início, quando pra mim Marco César Bassi já era referência e motivo de muito orgulho. Parabéns pelos 30 anos e que os próximos sejam acompanhar de muito sucesso, prosperidade e inovação.