Carta para quem tem tendência alta a dependência emocional
Existem pessoas que estão com a gente na caminhada da vida. Mas viver é extremamente solitário porque só você sozinho é dono das suas escolhas.
Na hora H você só tem você mesmo para construir uma vida melhor. Você tem que encarar SEUS medos, SEUS sentimentos, SUAS alegrias, SEUS sonhos e escolher o que é melhor pra você de verdade. Sem pensar em mais ninguém.
E isso é muito difícil pra quem tem muito dos traços ORAL e MASOQUISTA. Muito mesmo. Você que já pensou TANTO nos outros, em respeitar os outros, em respeitar o jeito de ser de cada um… mesmo quando aquilo te feria. Você deu uma segunda chance, uma terceira, quarta.
E por que? Para que? Para ter aquela pessoa perto de você? De que adianta? Se quando você tem que realmente olhar pra dentro de você, você está totalmente sozinho: você consigo mesmo.
Mais ninguém é capaz de tomar as decisões difíceis por você. Mais ninguém sabe a dor e a culpa que sente no seu coração. Mais ninguém. Encarar todas as vezes que você abriu mão de algo que era importante pra você pra não machucar os outros… dói e dói apenas em você. Em mais ninguém.
Viver é solitário mesmo que você tenha amigos, família ou um grande amor correspondido te apoiando. Porque tomar decisões é um ato solitário, mesmo quando tem companhia.
Mas o mais importante de tudo é no final de tudo isso você conseguir assumir que a responsabilidade do que acontece na sua vida é sua, e de mais ninguém.
Porque você escolheu essa vida. Essa vida de dependência emocional. Você que abriu mão de algo importante pelo bem estar do outro. Você que esqueceu de cuidar de você pra cuidar do que é importante para o outro. Você e somente você é responsável pela miséria de vida que você está vivendo. Porque você esqueceu de você mesmo.
Recomendados pelo LinkedIn
Você permitiu isso. Você permitiu o abuso. Você deixou que pisassem em você. Você deixou que levantassem a voz com você. Você deixou que desvalorizassem aquilo que tem valor pra você. Você e apenas você.
E é muito solitário encarar isso. O resultado das suas escolhas. Talvez você não se orgulhe do resultado da sua vida e a responsabilidade é 100% sua. Você permitiu demais. Você não colocou limite quando precisava. E é muito solitário perceber isso. Dói muito.
Não faz sentido você continuar sendo bom com os outros e sendo mal com você mesmo.
Não faz sentido continuar carregando a responsabilidade das escolhas ruins que os outros fizeram na vida deles e se culpando por elas. Você precisa se colocar como a pessoa mais importante desse mundo. E buscar aquilo que faz bem pra você.
E não precisa dar rasteira em ninguém pra isso. Não precisa ser “ruim do coração” pra isso. Você precisa apenas seguir seus sonhos e falar NÃO para quem tenta se aproveitar de você. Não é egoísmo você seguir em frente em direção aos seus sonhos. Não é egoísmo falar NÃO para algo que traz peso e fere você.
E depois no final das contas você descobre que mesmo quando você está sozinho, você não está: você tem a você mesmo.
E essa é a melhor companhia que existe para um ser humano. A sua própria companhia. Aprenda a se amar o suficiente para fazer escolhas melhores de vida por amor a você. E vai ver como seus superpoderes, capacidades e habilidades fluem naturalmente daí pra frente.
Agora me conta aqui nos comentários o que você sentiu ao ler tudo isso. Quero saber!!! ❤️
Engenheiro, Consultor & Investidor em Tecnologia e Negócios
2 aA incrível a experiência de ler isso depois de uma experiência única de fazer uma travessia de Veneza até Buenos Aires sozinho (com mais 3000 pessoas) numa luta constante entre minha individualidade e liberdade de fazer (quase) tudo que eu queria e a necessidade biológica(? ) de ter alguém(s). Onde suscitei algumas emoções/reações negativas, mas muitas positivas também . Estou em SP onde continua esse turbilhão de emoções e ações, onde tenho que "matar 10 leões " por dia pra sobreviver, viver as minhas verdades(?) e retornar pra minha residência "oficial" em Nice. Apesar de tudo estou sereno e feliz(?). Será que tenho casa? Será que estou sozinho? Será que sou "normal"? A natureza, a música, a filosofia, a psicologia e sociologia são suficientes? Dra. Vanessa Cesnik tem alguém aí?
Terapeuta, Palestrante e Empresária Autoconhecimento é cair em si. Auxilio mulheres pretas na cura da sua autopercepção para que possam tomar decisões melhores sobre a sua vida. Cuidado + amor 🧡
2 aDra. Vanessa Cesnik muito obrigada por isso… eu precisava desse tapa na minha cara!!!
Engenheira Civil/ Coordenadora Adjunta de Financeiro do Crea Jr-MG Ipatinga
2 aNunca li nada parecido e que descrevesse tão perfeitamente minha vida, acho que nem eu mesma conseguiria descrever com tanta clareza meus sentimentos, vocês são incríveis em descrever o ser humano 👏👏👏
Profissional de vendas e merchandising.
2 a🙄