Carta para um CEO

Carta para um CEO

Sim, a culpa é inteiramente sua CEO.

Começamos este artigo com uma frase bem acusatória e que deveria ser bem lógica quando falamos de cultura da empresa. Hoje nossa cultura empresarial tem cada dia mais mudado e vários conceitos antigos estão acabando aos poucos, com essa nova onda de Startup's tem se muito questionado o papel do antigo chefe e posicionamento entre cliente externo e cliente interno. Se você se encaixou no termo chefe vamos lá buddy's teu conceito precisa começar a mudar referente a isso.

Nessa onda de startup e inovação tem muito se inovado na forma de gerir e tratar a sua equipe, até o termo "seus funcionários" tem se tornado pesado ao dialogar sobre isso, mas tem se transferido muito a cultura dos grandes players do Vale do Silício, aonde está praticamente toda a novidade e inovação do mundo quando falamos até mesmo em tratativa com seu time, com seus colaboradores. Hoje a cultura tida no Vale do Silício tem sido ainda da grande produtividade e excelência no que faz, mas não estou aqui para falar sobre isso estou para falar sobre a tratativa da empresa com seus colaboradores, aonde a empresa fornece de lavanderia a estúdio de música para conforto dos seus funcionários.

E aos poucos essa cultura da importância do colaborador da empresa tem se transferido para o Brasil e isso é um ponto positivo para quem abraça a idéia e um ponto negativo quem insiste em se intitular CHEFE.

Antigamente tínhamos a imagem do chefe que ficava lá no vigésimo quinto andar e mal víamos o seu rosto e quando víamos sempre passava a imagem de uma pessoa que pouco se importa com você além do seus resultados, se você errasse a culpa era inteiramente sua e como um pai que xinga o filho, você era obrigado a ouvir que você era pago para resolver o problema da empresa. Bom essa última parte realmente é verdade, porém na maioria das vezes o problema advinha de incompetência da Vossas senhoria CEO.

E estou completamente pronto para falar, Senhor CEO a culpa sempre foi inteiramente sua, se a empresa teve sucesso, Parabéns! A culpa é inteiramente sua, se um colaborador não atendeu as expectativas ou extrapolou elas você é o PRINCIPAL CULPADO. Aquela cultura e dizeres "Ah, quando cliente reclama a porrada vem de cima pra baixo, alguém precisa ser xingado." Eiiiiii, engula esse sapo sozinho entre você e seus sócios, porque se a empresa falhar a culpa é inteiramente sua por não ter visto o buraco e falha, as vezes por falta de alinhamento, comunicação ou até mesmo investimento em treinamento para seus colaboradores. Se você vive na bolha do vigésimo quinto andar desculpa, você é um completo fracassado e logo logo não terá mais espaço para você no mercado.

Pare de terceirizar a culpa que é inteiramente sua, seja ela do sucesso ou do fracasso. Seus colaboradores são pagos para resolver problemas que foram alinhados com eles, cobrança sempre será válida mas cuidado com o trato, seu funcionário não é seu filho para você falar o que você quiser, quebre a bolha e desça lá no chão de fábrica e entenda todos os processos, você é o primeiro que precisa saber como funciona o atendimento aos seus clientes, você é o primeiro que precisa saber todos os processos da sua empresa, o que vão ser implantados e o que já estão implantados.

Senta lá na cadeira do Colaborador e faça o serviço dele e melhore o atendimento, alinhe melhorias, deixem que seus colaboradores falem o que pode ser melhorado no processo, ouça principalmente seu cliente, ele vai agradecer muito por você quebrar essa bolha.

Agora o que os outros vão falar da sua empresa seja seu cliente ou colaborador é inteiramente CULPA SUA!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos