A CASA MICROBIOMA® | Um projeto de grande maturidade, por uma mente adolescente.
Já decorrem quase quinze anos desde que comecei a utilizar probióticos especialmente poderosos no tratamento de pacientes com quadros clínicos complicados por fadiga, insônia, dores, melancolia, e depressão, o que me fez adentrar o mundo assombrado da ME/CFS e síndromes fibromiálgicas.
O produto inicialmente era de origem industrial, mas depois passamos a produzir um composto antioxidante bem superior, a partir de microrganismos da Mata Atlântica brasileira cultivados em fermentadores de bancada, usando colônias selecionadas obtidas de matas intocadas (ou quase), em um meio de cultivo orgânico. O pouco álcool gerado no processo era eliminado do produto final.
É uma longa história, que resultou em extensa pesquisa clínica publicada ao longo de 21 capítulos em um Projeto Editorial inédito no LinkedIn, todo online, cujo título foi modificado durante a pandemia, de Outbreak 64© para Pandemics Entangled©.
Após doze anos de testes, esses microrganismos compõem a base dos produtos criados para MicroBio.World®, que por sua eficiência ímpar e baixo custo de cultivo, irão revolucionar a agroindústria, melhorar a qualidade do ar, das águas, e do meio ambiente – e em breve, da saúde humana.
Um aspecto curioso, foi o excepcional índice de remissões prolongadas e curas clínicas obtidas, que, entretanto, não impressionaram a quem devia; mas entendo as razões dos céticos, para a infelicidade dos quais deixei tudo muito bem documentado.
Antes de ministrar este super probiótico aos meus pacientes, comecei eu mesmo a consumi-lo, em doses crescentes, sem nenhum efeito colateral; e assim, em pouco tempo a minha família começou a consumir também; e depois muitos amigos, colegas médicos, colaboradores na clínica, e nos muitos hospitais em que eu atuava. A demanda foi crescente, a tal ponto, que superou a capacidade de produção e precisei controlar a oferta, reduzindo os volumes em frascos menores, solicitando a todos os usuários saudáveis que reduzissem o consumo; para que não faltasse aos pacientes da pesquisa.
Quanto ao que se passou comigo, por ser uma pessoa saudável eu não percebi a melhora gradativa na minha qualidade de vida nos muitos anos em que o consumi regularmente; mas senti muita falta quando interrompi o uso. Foi quando tomei consciência de que eu não tinha apenas um produto terapêutico, mas um poderoso suplemento alimentar para promoção da saúde e da qualidade de vida.
No início, a minha família o consumia entusiasticamente, época em que eu levava a minha filha adolescente à escola Panamericana e o meu filho à universidade, diariamente. A Escola ficava a 26 km da nossa casa, e no retorno eu o deixava na faculdade, e o percurso diário era um momento maravilhoso de interação com eles.
Um belo dia, naquele delicioso trajeto, conversando com eles eu exaltava e explicava as propriedades do microbioma e da fermentação, e tecia considerações sobre a sua importância para a imunidade, para a saúde, e para o meio ambiente, quando mencionei uma recente publicação no Harvard Health Bulletin (July, 2010) que enfatizava a melhor imunidade de pessoas que caminhavam nos bosques. Quando me ocorreu, e comentei, que talvez a eficácia do nosso produto estivesse na sua origem, e que talvez, passear na Mata Atlântica brasileira, onde está a maior biodiversidade do planeta, embora de mais difícil acesso, fosse talvez muito mais benéfico que caminhar sob a biodiversidade relativamente monótona dos bosques de Boston ou Concord.
Foi quando minha filha sugeriu que eu deveria fazer uma grande casa em que o ar do ambiente e a água de consumo fossem tratados com o microbioma da Mata Atlântica, e onde fossem disponibilizados alimentos vivos, fermentados com os microrganismos da mata: seria um local onde se poderia respirar, comer e beber saúde, ela sugeriu. Algo que nos permitiria viver no melhor dos mundos, ela disse, no conforto das cidades, e com um passeio nessa casa obter a saúde das florestas! ...
Recomendados pelo LinkedIn
Aquela ideia fantástica nunca me saiu da cabeça.
É óbvio, embora haja poucos estudos comparativos, que diferentes biomas contenham diferentes microbiotas, sendo lícito supor uma maior riqueza do microbioma onde a biodiversidade é maior; e nesse ponto, a Mata Atlântica brasileira é imbatível, nem a floresta Amazônica a supera. Também, é ponto pacífico que o microbioma fermentador é salutar em qualquer lugar do mundo.
Após muitos anos de pesquisa, agora que dominamos a tecnologia de capturar, cultivar, identificar e selecionar os melhores fermentadores da Mata Atlântica, base da tecnologia licenciada para inovadores produtos, voltados inclusive à biorremediação das águas e ao agronegócio, iniciamos o desenvolvimento da ideia da minha filha.
Um local pet-friendly, com atrativos especiais; um museu da natureza, um banco de saúde, em que os frequentadores estarão imersos no ambiente microbiano da mais rica floresta do mundo, onde viverão uma experiência multimídia com imagens, sons, e aromas naturais da Mata Atlântica; onde comerão delícias e chocolates vivos, fermentados com microrganismos autóctones desse fantástico bioma, onde encontrarão chás macrobióticos fantásticos, sucos e frutas exóticas orgânicas, riquíssimas saladas, queijos, cafés, e pães artesanais de raízes; água de coco natural selecionada e enriquecida com microrganismos, e outras maravilhas da natureza. Até acessórios, artesanato, e moda natural, imaginem. Em um ambiente livre de química, de mosquitos e insetos peçonhentos, cercado de pássaros, flores, arbustos, árvores, abelhas inofensivas e muito mais.
Nós estamos reunindo os especialistas, e buscando os interessados e patrocinadores que irão projetar e recriar o Éden da saúde humana; um conceito que graças à tecnologia, poderá ser transplantado em vários locais do mundo. Imagine instalações semelhantes em Dubai, Paris, Berlim, Amsterdam, Estocolmo, Tokyo, e New York, em benefício da saúde do planeta.
Bem-vindos à ideia adolescente e madura de Mariana – à CASA DO MICROBIOMA MicroBio.World®.
Einstein disse que o sucesso da sua imaginação decorria de pensar como criança.
#microbioma #casadomicrobioma #museudomicrobioma #saude #investidores #marketinginstitucional #equity #acionistas #mataatlantica #agronegocio #lavoura #agricultura #floresta #ambiente #meioambiente #esg #sustentabilidade #aguas #natureza #microrganismos #biofertilizante #cidade #eco #wwi #dubai #newyork #berlin #tokyo #stockholm #amsterdam #paris
Diretor na Duplamente Pesquisa de Mercado
1 aObrigado Mariana 👏🏼👏🏼👏🏼