Caso prático de estudo de Métodos de Armazenagem
Um cliente necessitava expandir a capacidade de armazenamento para responder a um pedido de aumento de demanda.
Os produtos vinham à granel na embalagem tipo "bag" (saco de 800 a 1.200 kg, ocupando um palete com altura média de 1,8m) e a armazenagem era 100% horizontalizada, realizando empilhamento dos bags de 2 a 3 camadas.
Foi realizado então um estudo para obter o melhor custo x benefício da forma de armazenagem, incluindo uma melhor resposta quanto à segurança (pois os bags empilhados tinham risco de tombamento nos corredores).
Inicialmente, a 1a. opção pensada foi "sem investimento" aumentar a armazenagem, simplesmente empilhando no método "igrejinha", preservando as bordas do empilhando sem o empilhamento, diminuindo o risco de tombamento. Conseguimos na melhor simulação, um ganho adicional de 24% da capacidade de armazenagem. Porém a idéia foi descartada, pela falta de garantia da uniformidade da camada superior dos bags, podendo acarretar o desmoronamento e injúrias físicas à colaboradores que estivesssem passando pelo local.
Partimos então para pesquisa com diversos fornecedores e modalidades de armazenagem:
Onde projetamos os ganhos de armazenagem:
Não houve ganho de armazenagem com porta-palete, devido a perda de espaço exigido nos corredores; tivemos um ganho de 66% com o uso do mezanino e mais de 100% no blocado Drive-In.
Recomendados pelo LinkedIn
Em geral o investimento do porta-palete ficou 30% menor do que o mezanino e o drive-throught que tiveram um custo bem similar, porém o custo por posição de armazenagem ficou em ordem invertida em relação ao porta-palete: 50% para o drive-throught, 60% para o mezanino e 100% para o porta-palete (como base).
Embora a opção do drive-throught se mostrou com o menor custo de armazenagem por posição, a velocidade de operação é menor pois exige-se mais atenção para as empilhadeiras adentrarem nos túneis, e maior tempo caso os pedidos forem fracionados.
Assim, montamos a seguinte avaliação:
Para este cliente, o método de armazenagem por mezanino obteve a melhor pontuação para o estudo.