Causas e Confiança

Causas e Confiança

Escrevi, apaguei, reescrevi, deletei novamente, tornei a digitar...E toda essa indecisão/insegurança de iniciar essa newsletter, passa por algumas justas razões ao meu ver: falta de tempo, medo do julgamento, receio de não dar continuidade, de ficar exposto, enfim...são apenas algumas dentre várias que não param de matutar na cabeça.

Mas confesso que a motivação para tentar, vinha ganhando força dia após dia. Até que hoje, recebi alguns sinais em forma de mensagens que me deram a coragem necessária para tirar o plano do papel. Sem enrolação e jogando na bola com vocês, vou separar essa motivação em duas causas.

  1. Causa 1: Inúmeras pessoas que me relaciono no dinamismo da rotina, tem reagido de uma forma interessante aos nossos encontros, dando feedbacks positivos e pleiteando que eu crie uma forma de ampliar a frequência do nosso contato e/ou que eu possa levá-lo para mais gente. (logo, é PELAS PESSOAS)
  2. Causa 2: (é POR MIM). Sim, isso mesmo. E vou explicar. Ao longo de uma série de crises de ansiedade, na qual venho aprendendo a conviver e combater, descobri que escrever PARA OUTRAS PESSOAS, era algo que me colocava num modo de "aceitação radical". (aqui vale um capítulo a parte, num outro texto prometo dedicar um tempo só pra isso). Em resumo, fazer isso aqui me acalma e me faz bem (e tira da crise). Então, se ajuda algumas pessoas, pode atingir positivamente outras mais e ainda me faz bem, não vale a pena correr os riscos que tanto receio ?

Portanto, se está lendo agora isso é sinal que a coragem venceu o medo. E vamos ao que interessa...na real, acho que a ideia central desse espaço é ser um lugar em que qualquer um possa ir e vir quando quiser. E que de alguma forma seja sempre recebido, acolhido e genuinamente, se possível, ajudado. (tipo a casa dos nossos pais/avós ou de alguém que a gente se sinta bem estando junto)

Show, então pra gente dar início e tentar se ajudar, é super importante iniciar nossa relação. E como não existe relação sem confiança, não haveria melhor tema para estrearmos.

Respira e segura essa definição de confiança...

CONFIANÇA É UM SENTIMENTO.

É a melhor que considero sobre o tema (li no livro "O jogo infinito" do Simon Sinek). E veja, se ela é sentimento, não dá pra exigir ou pedir que alguém confie na gente, concorda? Ela precisa ser encarada como um processo de conquista, que vai ganhando força pouco a pouco, requer paciência e resiliência, além de saber que haverão altos e baixos...acredito bastante que o exercício fundamental é de demonstrar que você tem fraquezas, que erra, que às vezes está pra baixo, e que tudo isso é normal para qualquer um...a tal da Vulnerabilidade, sabe?

(acho que comecei a praticá-la aqui ao abrir sobre minhas crises de ansiedade...)

Pausa pra mais uma frase impactante de uma mente brilhante ...

"Confiança e vulnerabilidade crescem juntas, e trair uma delas é destruir ambas".

Foi o que escreveu a genial Bené Brown em um de seus livros. Gente, levantar a mão e pedir ajuda, é uma ação que revela vulnerabilidade. Assumir riscos para fazer diferente, e talvez errar, mais uma. Valorizar quem buscou algo que vá além de números e está alinhado à prática da cultura desejada, outra. Um líder, diariamente, tem inúmeras oportunidades em exercitar a vulnerabilidade com seu time e com isso aumentar a confiança dentro da equipe. Não é trivial, muito pelo contrário, é bem mais simples seguir o jogo tradicional e não se meter com isso. Uma jornada de construção de confiança tem grandes riscos e é cheia de oscilações, de erros e acertos. Precisa de constância e exigirá um nível elevado de esforço dos envolvidos.

Mas de coração, acredite, construir um ambiente psicologicamente seguro, pode lhe garantir o mais ALTO e SAUDÁVEL DESEMPENHO. E quem tem que dar o primeiro passo, é VOCÊ, líder.

Papo rápido pra gente dar o start. Mas me conta, algum dilema nesse sentido por aí ? Outro ponto de vista ? Bora debater...

Luana Schneider

Mercado Financeiro | Pessoa Jurídica | Economia | Comércio Exterior | Comércio Internacional

1 a

Vitor, parabéns. Que texto sensacional! Admiro ainda mais você por isso, continue!

Jhonatan Vacari

Gerente de Negócios Empresas Business

1 a

Parabéns Vitor Menezes, CEA pela decisão de publicar este conteúdo tão importante que ao mesmo tempo abraça muitas pessoas... Na leitura me fez lembrar e navegar em suas Mentorias, focado sempre em pessoas e as relações de confiança, aprendizado, processos e com tudo o resultado... Em seu texto a primeira causa claramente descreve seu propósito, que é transbordar na vida das pessoas... Na segunda causa quando menciona em fazer por você, sem dúvida a mais importante, pois transbordar na vida do próximo é partir de estar bem com si próprio, ai tudo faz sentido e entrega mais que o combinado! Sobre "Confiança e vulnerabilidade crescem juntas" super concordo, assim como liderar/ influênciar e a flexibilidade! Meu mentor Marcos Fiel escreveu livro que o título eu digo à você. "Você é um projeto de Deus criado para dar certo". Em breve este presente chegará até você... Grande abraço.

Adria Braga, CEA

ᴇᴍʙᴀɪxᴀᴅᴏʀᴀ ɪᴛᴀᴜ́ ɴᴏ ʟɪɴᴋᴇᴅɪɴ | ʀᴇᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀɴᴛᴇ ᴇsᴛᴀᴅᴜᴀʟ ɴᴀ ғʀᴇɴᴛᴇ ᴅᴇ ᴅɪᴠᴇʀsɪᴅᴀᴅᴇ 'ʙʟᴀᴄᴋs ᴀᴛ ɪᴛᴀú’ | ɢᴇʀᴇɴᴛᴇ ɢᴇʀᴀʟ ᴅɪɢɪᴛᴀʟ ɪᴛᴀᴜ́ ᴜɴɪʙᴀɴᴄᴏ

1 a

Simplesmente sensacional ! Somos seres humanos e podemos sim mostrar nossas vulnerabilidades. Ambientes seguros são necessários para uma jornada de crescimento, inclusive para nosso auto conhecimento 👏🏼✨

Ingredy Karin Rodrigues

Gerente Geral | Itaú Unibanco | MBA Gestão de Pessoas | Gestão comercial | Negócios | Liderança.

1 a

Sensacional Vitor! Você nos inspira diariamente e nos mostra isso na prática. Parabéns pela iniciativa, tenho aprendido muito com você e agora estarei aqui acompanhando esse baita conteúdo. 👏🏻👏🏻👏🏻

TATIANA QUARESMA

Tatiana de Mello Quaresma - MBA Gestão Empresarial e Estratégica de Negócios

1 a

Que incrível Vitor Menezes, CEA !! Excelente reflexão... 👏👏👏 Confiança é a base de toda e qualquer relação, é adquirida com tempo, é estabelecer limites, é o princípio fundamental que mantém todos os relacionamentos... Confiança, segurança e constância, precisam caminhar com a liderança!!! Parabéns por motivar e compartilhar excelentes insights sempre, certa que agrega muito!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Vitor Menezes, CEA

  • Felicidade - Parte Final

    Felicidade - Parte Final

    O terceiro e último insight sobre a felicidade não é tanto sobre ela, e sim sobre o prazer. Sobre prazeres imediatos.

    27 comentários
  • Felicidade - Parte 2

    Felicidade - Parte 2

    No texto anterior abordamos o fato de que a felicidade não se altera tanto quanto a gente imagina, seja em eventos…

    9 comentários
  • Felicidade - Parte 1

    Felicidade - Parte 1

    Quanto feliz você é? Pense numa escala de um a dez e tente responder: Quão feliz é sua vida agora? Essa questão já foi…

    26 comentários
  • Multitarefas

    Multitarefas

    Acredito que uma das coisas que mais podem causar ansiedade, é perceber que temos muitas tarefas inacabadas, diversas…

    22 comentários
  • Ansiedade

    Ansiedade

    Permanecerei no campo da vulnerabilidade contando uma das maneiras que tenho lidado com a ansiedade: busca pelo…

    24 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos