Celebrando o orgulho de ser Fanta
A Coca-Cola criou uma campanha interna em homenagem ao dia do orgulho LGBT utilizando um trocadilho, utilizado aqui no Brasil, com um de seus produtos. Essa Coca é Fanta. E daí?
Visando quebrar preconceitos e celebrar a diversidade entre seus colaboradores a empresa distribuiu, em sua sede no Rio de Janeiro, latinhas especiais com a frase e contendo Fanta em seu interior.
Uma frase que sempre foi usada de maneira pejorativa durante anos, se transformou em uma afirmativa de orgulho. Colaboradores começaram a postar em suas redes sociais e a campanha rapidamente viralizou. Com isso, pessoas começaram inclusive a questionar se as latinhas seriam comercializadas, o que a empresa negou, uma vez que não era essa a intenção.
Para quem luta diariamente para se sentir aceito e respeitado, ter uma ação de comunicação como essa faz uma enorme diferença. Um gesto pequeno para uma empresa do tamanho de uma Coca-Cola com certeza ajuda a quebrar um preconceito tão sem sentido. Pois, ser ou não ser homossexual não nos faz melhores ou piores, não nos enobrece ou desonra, e ninguém tem o direito de desrespeitar o outro apenas por esse motivo.
Adorei a campanha, absolutamente criativa, inovadora e respeitosa. Faz com que as pessoas parem para pensar nas pequenas atitudes do dia a dia que fazem sem nem ao menos pensar, e que as vezes são sim preconceituosas e podem magoar os outros.
Me dá esperança ver uma campanha como essa. Esperança que minhas filhas viverão em um mundo melhor, mais inclusivo, que respeita as escolhas e decisões que são do outro e não nossas. Esperança de que conseguiremos conviver em um mundo com mais compreensão, empatia, amor e tolerância.
Parabéns Coca-Cola! Torcendo e trabalhando por um mundo com mais campanhas assim.