Cenário atual sobre tendências nos negócios habilitados pela Tecnologia de Informação (TI)

Cenário atual sobre tendências nos negócios habilitados pela Tecnologia de Informação (TI)

É importante analisar o que está acontecendo nos negócios habilitados pela tecnologia da informação e as principais tendências. Essa questão se torna relevante, uma vez que o serviço de TI, de uma maneira geral, faz com que a empresa fornecedora do serviço passe a exercer um papel fundamental na inovação nos negócios da empresa cliente a partir das possibilidades oferecidas pelo ambiente de tecnologia que foi contratado. Essa análise está fundamentada em relatórios de consultorias especializadas e também em estudo acadêmicos relevantes.

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, à medida que a mudança tecnológica acelera e a adoção de novas tecnologias aumenta, algumas tendências se revelam cruciais na agenda da alta gerência das empresas. Segundo a McKinsey, as implicações dessas tendências para as estratégias das empresas, para os modelos de negócios e para as abordagens organizacionais e relacionamentos com clientes e funcionários vem crescendo desde 2010 (BUGHIN; CHUI; MANYIKA, 2013).

Duas dessas grandes tendências se destacam das demais, tornando-se quase que indispensáveis para a maioria das empresas:

O denominado Big Data e Advanced Analytics – ou Big Data e Análises Avançadas – constitui um conjunto de capacidades que precisam ser absorvidas e desempenhadas em todas as funções e operações de uma empresa, de maneira a permitir que a gerência tenha uma melhor base para entender os mercados e consumidores e possa tomar melhores decisões de negócios.

Outra área é representada pelas Tecnologias Sociais, com seu impacto no engajamento e aproximação entre os clientes, fornecedores e empregados da firma como nunca fora possível antes.

O foco nas chamadas TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação também ganha relevância, pelo seu papel disruptivo em vários campos que vão desde genética, energia e ciência dos materiais. Em particular, destacamos o papel do novo paradigma de computação, a chamada “computação em nuvem”, pela possibilidade de fornecer a computação digital a um preço menor e na medida certa. Esse novo modelo está não somente mudando o perfil do papel de TI nas empresas, mas também, e isso é o que o torna mais importante ainda, contribuindo para gerar uma série de novos modelos de negócios, mudando a economia da compra para aluguel, com impacto nas empresas e consumidores. O resultado é uma aceleração de uma tendência no fornecimento de qualquer item como um serviço (BUGHIN; CHUI; MANYIKA, 2013).

Nas próximas semanas pretendemos explorar cada um desses temas.

A "Nuvem de palavras" mostrada acima está baseada em pesquisa conduzida recentemente por Ostrom et al. (2015) e mostra a dramática mudança que vem ocorrendo no campo da pesquisa em Serviços e suas prioridades, com destaque cada vez maior para a tecnologia (Ostrom et al. Service Research Priorities in a Rapidly Changing Context. JSR, v.18, p. 127-159, 2015)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Paulo Calabria, PhD

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos