Cenário de Comércio Exterior - Semana 48

Cenário de Comércio Exterior - Semana 48

Uma semana que não tem como não falar e muito sobre Importação e Exportação Aérea!

Importação Aérea – Caos em Guarulhos

Poucas vezes falamos sobre a importância dos maiores aeroportos do Brasil na movimentação de cargas na importação. Abaixo uma breve estimativa sobre o número total de cargas que desembarcou nos 4 maiores aeroportos do Brasil no ano de 2023.

Files por aeroporto de destino - Fonte Reprodução


Guarulhos é de longe o maior aeroporto em movimentação de cargas na importação no Brasil e um dos 2 maiores na Exportação.

Porém nas ultimas semanas o aeroporto vem sofrendo e muito com um grande atraso na liberação de suas cargas. Abaixo algumas fotos referente ao pátio de Guarulhos.

Aeroporto de Guarulhos - Cargas na pista


Esse cenário não se via a muitos anos. Nem mesmo na pandemia tanta carga ficou no chão aguardando a sua nacionalização. Notem que nesse caso muitas cargas estão no chão ao ar livre. Assim sendo estão sofrendo com as condições climáticas da região (chuva, sol, vento).


CIAS Aéreas suspendem bookings de Guarulhos e para Guarulhos

Conforme nossos amigos da comexland já reportaram na ultima sexta-feira. Algumas companhias aéreas já estão suspendendo bookings para Guarulhos na Importação Aérea e também de Guarulhos na Exportação Aérea.

Uma das mais importantes foi a AirFrance KLM um grupo que possui mais de 15 aeronaves em movimentação em solo brasileiro alterou seus bookings de Guarulhos para VCP (Viracopos), GIG (Galeão) e FOR ( Fortaleza). Tudo isso com o intuito de mitigar as percas causadas pelo acumulo excessivo de cargas no aeroporto de Guarulhos.

Crédito: Comexland

Possuo cargas fechadas para Guarulhos na Importação Aérea o que fazer?

Se você fechou cargas nos últimos dias para Guarulhos na Importação Aérea com seu agente de cargas favorito ou despachante aduaneiro. A minha sugestão é que se possível verifique para atualizar o transito da carga para VCP (Viracopos). Esse aeroporto é próximo ao aeroporto de Guarulhos porém sofre muito menos com a operação padrão como um todo e está conseguindo (até o momento) escoar suas cargas nacionalmente. Seja com nacionalizações seja com  DTA.

Caso não for possível e sua carga já embarcou com destino a GRU nesse caso não tem muito o que fazer, visto que ela já deve ter sido recepcionada no aeroporto e aguardará o rito natural da liberação das cargas.

Tarifas para VCP são maiores que para GRU. Vale apena mudar?

Essa é uma outra pergunta que recebo constantemente. Mesmo com tarifas superiores. O Cenário de GRU é tão desafiador que mesmo a rota para VCP com tarifas superiores ainda assim é mais atrativo pois o risco de segundo período e terceiro diminui consideravelmente. Além disso fatores externos não devem afetar a carga como chuva, sol etc etc.

Operação padrão afeta vínculos de DTA por VCP.

Se o Cenário de Guarulhos não é atrativo para movimentação de cargas pois deve gerar muitos custos extras. O Cenário de VCP após a operação padrão também está se tornando complexo. O aeroporto é uma grande válvula de escape para cargas com DTA (que são remetidas a outras zonas primarias e secundárias pelo Brasil e nos últimos dias viu acontecer uma diminuição na quantidade de datas para recepção de cargas de DTA.


A partir de agora a mesma irá ocorrer toda segunda, quarta e sexta-feira. Com horário único.

1 milhão de TEUS da China – Espaço em baixa até o final do ano.

Nos últimos dias chegamos a uma marca muito interessante. Mais de 1 milhão de TEUS foram importados da China para os portos brasileiros. O maior volume segue sendo para Santos que possui quase 30% desse volume, seguido de perto por Navegantes e Paranaguá.


Esse numero além de ser muito expressivo diz muito sobre o que esperar para 2024. As tendências são para que o cenário politico interfira cada vez menos nas importações e que o volume volte a crescer como um todo.

Nesse meio tempo até o final do ano a briga maior continuará sendo por espaço. Diversos importadores buscam espaço para embarcar suas cargas para que as mesmas cheguem no inicio de 2024.  Diversos serviços de importação da China já estão com suas rotas completamente cheias e o cenário até o final do ano não deve melhorar.

Sendo assim uma sugestão é que busque junto ao seu parceiro de confiança por tarifas que realmente tendem a embarcar. Isso trará cada vez mais fluidez ao seu processo como um todo.

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos