Centro 2030: candidaturas abertas ao Investimento Empresarial Produtivo para uma Transição Justa
O programa Centro 2030 lançou recentemente o aviso do Fundo para a Transição Justa (CENTRO2030-2023-2 ), dirigido a não PME, para investimentos em estabelecimentos situados no Médio Tejo. As candidaturas terminam a 30 de novembro de 2023.
Este concurso visa apoiar investimento empresarial em atividades inovadoras e qualificadas que contribuam à progressão na cadeia de valor e, por outro lado, conduzam à diversificação, modernização e reconversão económicas, com foco principal em investimentos produtivos para reforço e expansão de novas indústrias e serviços tecnologicamente avançados, dirigidos à transição climática e energética, alinhados com os domínios prioritários da RIS3: Materiais, Tooling e Tecnologias de produção; Recursos naturais (incluindo a água, a floresta e o agroalimentar), Bioeconomia e Energia e Clima.
São beneficiárias do presente aviso para apresentação de candidaturas as Não PME. Nos casos em que as Não PME (grandes empresas) não constem do Plano Territorial de Transição Justa para o Médio Tejo, a concessão do apoio fica condicionada à sua inclusão no PTTJ e à aprovação pela Comissão Europeia da respetiva alteração, no âmbito do Programa do Centro, do Portugal 2030
Este aviso abrange os seguintes 13 concelhos: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere. Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila do Rei e Vila Nova da Barquinha.
As candidaturas devem apresentar um investimento elegível superior a 250 mil euros e com um máximo de 25 milhões de euros. A taxa de financiamento é obtida a partir da soma das parcelas, taxa base mais majorações, até ao limite máximo de 40 %, a fundo perdido.
Quer obter um financiamento?
Apresente-nos o seu projeto de investimento.