Cerimônia de construção da UTE Cidade do Livro foi o primeiro passo do Grupo IBS Energy rumo à transição energética

Cerimônia de construção da UTE Cidade do Livro foi o primeiro passo do Grupo IBS Energy rumo à transição energética

Solenidade contou com a presença de empresários e autoridades nacionais e regionais.


Na última quinta-feira (30/11) a IBS Energy deu início à construção da maior usina de geração renovável do Brasil: a Usina Termelétrica Cidade do Livro em Lençóis Paulista, interior de São Paulo. A cerimônia contou com a presença de empresários, autoridades locais e regionais. Com investimento de R$ 650 milhões e 80MW de capacidade instalada, o empreendimento abrange uma área de 146 mil m² e será voltado exclusivamente para a geração de bioenergia e bioeletricidade a partir de múltiplas biomassas. Entre os principais insumos, estão a palha da cana de açúcar, o cavaco de madeira, com flexibilidade para outros materiais, como resíduos industriais, que geralmente são desperdiçados nos processos fabris.

A abertura do evento foi realizada pelo Diretor de Relações Institucionais da UTE Cidade do Livro, Murillo Galli, que agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do projeto diante do contexto da transição energética no Brasil. Em seguida, foi apresentado um vídeo do Secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, onde afirmou “que políticas públicas de energia está entre as pautas mais discutidas do planeta e que Lençóis Paulista representará um novo polo de desenvolvimento para a geração de energia limpa, baseada na biomassa”.

O CEO do Grupo IBS Energy, Luiz Mello, afirmou que o empreendimento está alinhando com o anseio da sociedade na busca de fontes renováveis. “O Brasil conta com uma matriz energética sustentável, com 83% de fontes renováveis. Devido à urgência de se fazer a transição para uma energia de baixo carbono, precisamos investir fontes naturais e que ofereçam segurança energética. Esse é o primeiro projeto com essas características a no Brasil, com diversas inovações em seus processos, capazes de trazer desenvolvimento econômico e ambiental. Exemplo disso está oferta de emprego e renda na região durante todo o ciclo de vida da UTE. Ao todo, estão previstas 1500 vagas diretas e indiretas, possibilitando incremento de renda para a comunidade local.

O Prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado de Lima, destacou a importância do projeto para a economia da região, em razão da geração de emprego e renda na região. “Este projeto coloca a cidade de Lençóis Paulista no importante mapa de energia limpa e renovável do mundo. Agradeço por terem escolhido o município para essa construção. Ao nos dedicarmos a este projeto, estamos fazendo a nossa parte pela sustentabilidade do planeta” avaliou o Prefeito.

Alinhado ao conceito de sustentabilidade, a unidade contribuirá com o meio ambiente por meio da utilização da água do tratamento de esgoto do município de Lençóis Paulista, para resfriamento da planta industrial, poupando recursos naturais, bem como dispêndio de recursos públicos para o tratamento da água. Além disso, toda a energia gerada será certificada com origem de fonte renovável, que comprova a origem do processo, com o balanço positivo na pegada de carbono que o projeto apresenta.

O deputado federal Arnaldo Jardim, membro da Frente Parlamentar de Energia Renovável (FER) reconhece a importância da UTE Cidade do Livro. “Nesse momento o mundo todo está reunido na COP28 para discutir as mudanças climáticas e assumir os compromissos necessários para enfrentar este fenômeno de forma justa e segura. Enquanto por aqui, em Lençóis Paulista, estamos dando importante passo rumo a transição energética renovável”.


IBS Energy

Energia para mudar,

Energia para crescer!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de IBS Energy

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos