In certeza
Para todos sempre foi verdade que não conseguíamos prever o futuro. Conseguíamos, no máximo, condicioná-lo e reduzir a incerteza que lhe é indissociável. Mas voltou a navegar-se à vista. Contrariamente à expectativa generalizada que 2020 seria um ano marcadamente bom, batemos de frente contra uma pandemia e os níveis de incerteza subiram de forma acentuada. Podemos inverter a situação de forma imediata? Naturalmente não. Mas então não há nada que possamos fazer? Sim há, podemos actuar de dentro para fora. Como?
Todos sabemos que é mais fácil decidir e actuar com um plano bem definido e com a “casa arrumada”. Temos que criar as condições para, tendo que tomar decisões, o possamos fazer de forma célere e com o menor impacto negativo possível na nossa organização (ou até estarmos aptos a identificar uma oportunidade e agarrá-la). A resposta passa por reduzir o grau de incerteza nas (e das) empresas de forma a potenciá-las através da excelência operacional.
É preciso, num primeiro acto, uma análise profunda, pragmática e fria da actual situação operacional, contabilística e financeira da empresa para a tornar capaz de superar os presentes constrangimentos. Usando o LÁPIS AZUL é possível afastar o acessório, o dispensável e focar prima facie no essencial.
Nessa operação serão detectadas as oportunidades de melhoria, definido o plano de acção e acompanhado posteriormente o processo de implementação que garanta o aumento de eficiência e eficácia. Ter-se-á que maximizar o trinómio PPP (Pessoas, Processos e Propósito) através da implementação de metodologias e ferramentas de melhoria contínua sustentável para aumentar a rentabilidade do seu negócio, aumentando a margem operacional e reduzindo o peso dos custos operacionais.
Tal só terá sucesso se suportado por pessoas qualificadas e preparadas -, com uma visão externa sem estar condicionada pela realidade interna da empresa – que vão permitir obter, de uma forma objectiva e independente, a possibilidade de identificar problemas, necessidades, preocupações ou objectivos pretendidos, analisar esses problemas, encontrar soluções e, por fim, suportar a implementação dessas soluções.
É um trabalho duro que tem que ser feito agora para se colherem os seus frutos no médio-prazo e assim se poder voltar a navegar em mar aberto depois de passar a borrasca. Vamos voltar a entrar num caminho com mais certeza pois vamos nós construí-lo. Quando quer começar?
Parafraseando Peter Block "a consultoria, na sua melhor forma, é um acto de amor: o desejo de ser genuinamente útil aos outros. Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros.".
Não esqueça que o hoje é o amanhã sobre o qual se preocupou ontem e que “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje” – Dale Carnegie, por isso aceite o desafio
Start, Go, Walk, Run, Drive...