Certificação Financeira para quê?
Muito além de passar em uma prova, é fundamental que você perceba a relevância dessa qualificação profissional em sua vida!
O que você precisa saber antes de começar a estudar?
- A certificação é SUA! Logo, todo o conhecimento será seu também.
- Qualquer pessoa pode conquistar uma certificação, basta querer!
- Engana-se quem pensa: "Certificação é só para quem é da área comercial."
- Todos os custos gerados no processo da certificação, são insignificantes perto da imensidão de possibilidades que serão geradas em sua vida.
- Você sairá do censo comum, e começará a tomar as rédeas da sua carreira.
No mercado financeiro, as certificações têm um peso diferente de acordo com a sua área de atuação ou de interesse. Nesse momento, irei citar as mais relevantes atualmente.
Antes disso, preciso falar da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Desde 2009, atua com o compromisso de representar, autorregular, informar e educar as instituições do mercado financeiro, que aderiram ao seu regulamento. E através dela, conseguimos realizar essas certificações:
CPA-10 – Voltada para profissionais que atuam ou desejam atuar na distribuição de produtos de investimento.
CPA-20 - Voltada para profissionais que atuam ou desejam atuar na distribuição de produtos de investimento para cliente do segmento de alta renda.
CEA – Voltada para profissionais que atuam ou desejam atuar na assessoria e indicação de produtos de investimentos.
CGA – Voltada para profissionais que atuam ou desejam atuar na gestão de recursos de terceiros de veículos de investimentos.
Vale salientar, que o mercado financeiro gera constantemente uma gama de oportunidades. Além dos bancos tradicionais, para quem se certifica, é capaz de atuar em diversos seguimentos, inclusive como autônomo.
Ainda conforme dados recentes da ANBIMA - março/2020, se levarmos em consideração as certificações de forma quantitativa, percebemos que ainda há muito espaço no mercado de atuação.
- CPA-10 - São 427.465 pessoas certificadas
- CPA-20 - São 155.723 pessoas certificadas
- CEA - São 9.757 pessoas certificadas
- CGA - São 3.902 pessoas certificadas
Totalizando 596.847 pessoas que buscaram e/ou buscam ativamente sua qualificação. Até então, já foram mais de 1 milhão de profissionais que se inscreveram para pelo menos uma dessas certificações, e apenas 52% conseguiram ser aprovados. Número muito pequeno, perto do volume de oportunidade desse mercado.
Mas, me fala uma coisa. De qual lado você está?
Lado A: dos 52%? - percentual de aprovação
ou
Lado B: dos 48%? - percentual de reprovação
Se você faz parte do lado A:
Parabéns! Fico feliz em saber que se preocupa com a sua carreira e conquistou sua certificação. Por outro lado, não suba no pedestal, siga sempre aprendendo, o mercado financeiro é muito dinâmico.
Se você está no lado B:
Tenha calma! Sua reprovação não te faz obtuso. Demonstra que sua preparação não foi o suficiente para alcançar êxito.
Mas, se ainda não realizou nenhuma certificação, aproveite todo o tempo possível para ler livros, ver vídeos e realizar muitos, mais muitos simulados até que se sinta confortável para fazer sua prova. Mantenha o foco!
E o mais legal de tudo, é o que virá depois disso, só dependerá de você!