C.H.A. no futebol
Imagem do google

C.H.A. no futebol

Até para ter atitude é preciso atitude- Jônatas R. Silva

 

C.H.A. uma sigla que designa Competência, Habilidade, Atitude; nos últimos anos tem sido uma das grandes ferramentas de mensurar e fazer o gerenciamento de competências do funcionalismo. É um instrumento de medição e controle que fará toda diferença num futuro próximo.

Competência esta ligada ao conhecimento, ao know-how e conhecimento busca-se nos bancos escolares e muitas vezes são autóctones, isto é nato, ou são adquiridos de maneira empíricas ao longo da vida através de repetições de processos, de hábitos no desenvolvimento de uma tarefa.

Habilidade esta atrelada ao conhecimento aplicado em fazer algo, ou atividade. O problema é que geralmente quem tem competência não tem habilidade de fazer, ou não é executante, quase sempre esta pessoa planeja e passa para ser executada, ou seja, esta desconectada da obra, da atividade fim.  O ideal seria a aproximação do conhecedor ao habilidoso, ou casar a competência com a habilidade, mas isto é sonhar muito. Bom seria fazer com que estas pessoas que tem o conhecimento transmitissem a todos os colabores, e, ai agregar este conhecimento ao patrimônio da empresa, ao bem comum.

Mas para completar o C.H.A. falta o principal á atitude, ter competência, ou ter habilidade sem atitude é o mesmo do que ter o veículo, ter a direção, a estrada pavimentada pela frente e estar sem combustível; ou seja, a atitude é que move o individuo a realizar e fazer a diferença, fazer diferente e se destacar. Atitude está ligada a ação. Não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude. Atitude é querer fazer. Alias é pelas atitudes tomadas na vida ou ao longo que se é conhecido.

Recentemente tivemos o encerramento da carreira futebolística do goleiro Rogério Ceni, o São Paulo Futebol Clube. Rogério se destacou não somente por permanecer a maior parte de sua carreira em um só clube, 25 anos, mas principalmente chamar para si a responsabilidade, incentivar os colegas, brigar pelo time.  É claro que Rogério aliou atitude com gostar do que  estava fazendo, e, quando se gosta do que esta praticando a possibilidade de dar certo é potencializada. Você é o que você ama fazer. Se estiver fazendo algo diferente, você está fazendo algo errado. Não é uma questão de vencer algo ou alguém. Rogério com muita dignidade conquistou a simpatia de seus pares, dos desportistas de um modo geral, e, sobretudo o respeito de seus adversários, gostassem ou não do seu futebol, era torcedor ou não ele cativou fãs e admiradores de sua pessoa.  

Apenas um modelo para exemplificar o C.H.A. e salientar que as pessoas que tem atitudes traz consigo o caráter, pro atividade, angaria respeito e dignidade e se torna admirado por todos. As pessoas que tem competência têm habilidade e conseguem ter atitude, são pessoas responsáveis por tudo que deseja alcançar e faz com que mais pessoas compram sua idéia, sigam seu exemplo; resumindo são lideres nato.

Você se torna o que você acredita, claro, se você tiver ação, à atitude de acreditar é o seu limite ou do contrario você se torna o que as pessoas acreditam que você seja, se você acreditar nelas, a escolha é única e exclusiva sua. 

Luiz Carlos Zanardo

Coordenador de UT na ECT

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luiz Carlos Zanardo

  • Corrida

    Corrida

    “Sempre há limites. Eu não conheço os meus”.

  • Um professor ilumina um eclipse

    Um professor ilumina um eclipse

    A lua mordendo o sol, e, aos poucos quase o consome. A humanidade tivera todo o tempo ao longo da existência para…

  • Questão de foco

    Questão de foco

    “A felicidade aparece para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam em nossa vida” - Clarice…

  • Perdemos o amanhã

    Perdemos o amanhã

    Na confluência daquela grande avenida surge o João ninguém, sua aparência é horrorosa, os cabelos há meses por fazer, a…

  • “União faz a força”

    “União faz a força”

    Unindo limão, água e açúcar forma a limonada, pó de café, água e açúcar para quem pode e gosta a bebida café, ambos…

  • Eu não consigo respirar (I can't breathe)

    Eu não consigo respirar (I can't breathe)

    Com essas poucas palavras um preto despediu-se do mundo. Quem disse; George Floyd afro-americano morreu em 25 de maio…

    1 comentário
  • Por que parou? Parou por quê?

    Por que parou? Parou por quê?

    É uma questão que a humanidade examina nos últimos dias, e, até foi musicalizada há tempos atrás por Moraes Moreira que…

    1 comentário
  • Coronavirus o Decamaron de nossos dias

    Coronavirus o Decamaron de nossos dias

    A historia da humanidade esta repleta de epidemias, pandemias, calamidades, pestes, etc.etc.

  • Parasita

    Parasita

    Os funcionários públicos são parasitas do Estado, declaração do ministro da economia e o filme Parasita do diretor Bong…

  • A grama do jardim.

    A grama do jardim.

    Podando a grama do meu jardim pude observar entre as mais altas e as mais baixas algo em comum; todas buscam a luz do…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos