Chatbot, comunicação correta junto com o IA!

Chatbot, comunicação correta junto com o IA!

Pode ser que você já tenha entrado em contato com uma empresa e em resposta o atendimento não é humano. Mesmo assim, ele soube reconhecer o problema, dar opções para encontrar uma solução e pode até ter colocado você para falar diretamente com um funcionário, caso não tenha conseguido resolver a situação.

Esse atendente era um chatbot, uma tecnologia que ficou popular nos últimos anos, impulsionada principalmente pelos avanços nas áreas de machine learning e inteligência artificial, além da onipresença das plataformas e aplicativos de mensagens. 

O que são chatbots?

O próprio nome explica o conceito de forma bem simples. Ele é a junção das palavras em inglês chat (conversa) e robot (robô). Os chatbots são robôs programados que interagem com os clientes e simulam conversas humanas por meio de inteligência artificial (IA). O crescimento recente desses robôs pode ser atribuído ao comportamento das pessoas em utilizarem cada vez mais os aplicativos de mensagens instantâneas.

O potencial dessa tecnologia é grande, pois os chatbots podem ajudar a lidar agilmente com as interações dos clientes, com respostas na hora. Assim, ao invés de fazer o consumidor preencher formulários ou aguardar contato humano, os robôs podem auxiliar no sentido de dar a sensação de interação com um colaborador da empresa. Atualmente, os chatbots são usados principalmente para guiar o usuário por uma série de perguntas e respostas estabelecidas pelos desenvolvedores. Pense em um daqueles livro-jogos com escolhas que mudam o final da história.

Na prática, eles podem aparecer em serviços e segmentos diferentes, indo de chamar um carro até pedir uma pizza. Outras funções também podem incluir selecionar notícias que sejam do seu interesse, encontrar o cinema mais próximo com o filme que você quer ver, mostrar receitas com ingredientes específicos ou achar o tutorial em vídeo ideal para a maquiagem que você acabou de comprar. Tudo isso existe e está acessível até mesmo para pequenas e médias empresas.

Mas embora possam ser muito úteis na solução de problemas simples, dá para perceber como esse campo ainda tem bastante potencial a ser explorado. É por isso que é tão importante continuar investindo em técnicas de aprendizado de máquina que resultem em chatbots melhores, capazes de aprender um pouco mais a cada conversa.

Quem nunca enfureceu com um processo randômico, você tenta buscar a informação e as fases do chatbot retorna ao inicio da primeira fase ou pior, não entende seu pedido e encerra a chamada?

Quando você toma a decisão de desenvolver um chatbot, precisa levar algumas coisas em consideração antes de entrar na parte prática da coisa. Para começar, é importante ter um plano bem definido do tipo conversa que o usuário pode esperar ter com a criação. Inicie respondendo qual será o objetivo principal do serviço. Você quer atrair novos clientes? Servir como um canal para tirar dúvidas? Facilitar o processo de compra?

Só com isso em mente, já dá para ver que construir um chatbot requer atenção em várias vertentes, da escrita do código à decisão sobre o tom dos textos. As questões apresentadas aqui são um ponto de partida para você começar a estudar e entender como funcionam.

Precisou de mais informações? Fale comigo e vamos entender sua dor?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos