Chega de amadorismo! Use técnicas profissionais e faça muito sucesso na web

Chega de amadorismo! Use técnicas profissionais e faça muito sucesso na web

Mais do que ter um mero site ou plataforma na internet, é preciso traçar estratégias e um passo a passo para garantir o seu sucesso e eficácia através da web. De acordo com especialistas na área, são cincos pilares fundamentais nos quais se baseia uma boa estratégia de Marketing Digital, são eles: estrutura, design e conteúdo, ferramentas de marketing, redes sociais e mobile. Confira abaixo dicas que te ajudam a criar sua própria estratégia de Marketing Digital que garantirá que o seu investimento na web valha a pena e que este seja um de seus principais canais de venda.

INVESTIMENTO: Antes de entrar nas questões práticas, é importante ressaltar o possível retorno que um projeto eletrônico pode trazer. É através da internet que você consegue mensurar com precisão qual foi o retorno do seu investimento, enquanto em outras mídias ocorre o que chamamos de “Marketing da Esperança”, por exemplo, você faz um anúncio para televisão e fica na esperança de que alguém entre em contato. Diante deste fato, podemos comprovar que fazer sucesso na internet é mais fácil e mais barato. Podemos observar alguns gigantes que apostaram investimentos na web e hoje são grandes referências: A operação online do Magazine Luiza, por exemplo, tornou-se tão grande que uma pequena loja deu origem a um gigante de varejo. E a Dafiti iniciou seus negócios no meio digital e obteve um retorno tão alto que teve sua inauguração de uma loja física de 400 m² na Rua Oscar Freire, a mais famosa da cidade de São Paulo no segmento de roupas. É importante ainda ressaltar que estratégias de Marketing Digital que não possuem investimentos apresentam um retorno inferior e quase imperceptível… Então ao criar uma estratégia eficaz, invista e você verá os resultados acontecerem.

ESTRUTURA:Hoje, ter uma boa estrutura para um site deixou de ser necessidade e tornou-se diferencial. Por exemplo, um mesmo livro é vendido na Saraiva, no Submarino e na Livraria Cultura. Já o preço raramente apresenta uma mudança significativa de um lugar para o outro. O que faz com que uma pessoa procure pelo seu negócio em vez do concorrente é o suporte. Um bom atendimento mantém relacionamento com o cliente e, quanto mais opções de pagamentos, maiores as chances de o consumidor comprar o produto. A infraestrutura robusta é o caminho para o sucesso. O primeiro passo para ter uma boa estrutura é contar com um serviço de hospedagem decente. É mais indicado contratar uma empresa que tenha esse produto como seu carro-chefe e não uma grande marca que dedique apenas 5% de seus serviços a ele. Da mesma forma que você procura um especialista em finanças para trabalhar com a área financeira da sua empresa, você deve procurar uma companhia que seja especialista em hospedagem e não alguém que ofereça um pouco de tudo.

A boa estrutura não vale apenas para manter o seu site de pé e rápido, ela dá mais segurança para você e seus clientes e ainda protege o portal contra possíveis ataques maliciosos. As empresas que por algum motivo não se preocupam por estes detalhes estão taxadas a perder clientes e em muitos casos acabam falindo. Para que isso não seja fator de risco para a sua empresa, procure sempre buscar pelo melhor. Toda infraestrutura do seu negócio deve ser desenhada e pensada para proporcionar maior segurança aos seus clientes e a você, otimizando a produtividade e o processo por trás da operação. Outro fator que tem de ser avaliado é a harmonia entre a sua estrutura no mundo online quanto no mundo off-line, que deve estar equilibrada para garantir bons resultados. Uma boa dica para garantir a relação harmônica é através da realização de treinamentos com sua equipe para garantir a operação dessas plataformas, através de scripts de atendimento via chat e redes sociais, como também telefone e email. É de grande importância que a sua empresa tenha uma voz única: o que for dito e comunicado em seus anúncios, deve ser condizente ao que for entregue em seu atendimento.

CONTEÚDO E DESIGN:Após escolher uma boa estrutura para o seu site, está na hora de pensar no visual e no conteúdo. No primeiro quesito, leve em consideração que imagens bem colocadas e oportunas valem muito. Crie um layout que rapidamente desperte a atenção dos internautas e remeta a sua marca. Faça alguns questionamentos na hora de criar o design. Por exemplo:

  • Meu site faz o usuário se sentir mais confortável para dar continuidade à navegação?
  • Passa credibilidade e profissionalismo?
  • As informações foram organizadas com uma arquitetura de informação pensada e de forma persuasiva que leve meu cliente a consumir todo o conteúdo que desejo?

Outro fator indispensável para um bom layout é reparar a paleta de cores. É necessário escolher aquela que combinaria mais com cada tipo de público, por exemplo: variações de roxo e rosa servem mais para quem possui clientes mulheres, já verde e vermelho são cores masculinas. O azul e branco são tonalidades neutras que atraem ambos os gêneros. Procure sempre utilizar elementos e cores que, além de noticiar o que você pretende, vão induzir alguma ação.

Com relação ao conteúdo, além de ser um dos principais critérios utilizados pelo Google para definir seu ranking, é ele que atrai o público para o seu site. A importância é tanta que podemos inclusive o considerar rei, já que é por meio dele que os clientes vão perceber a sua qualidade, diferenciais de serviço e produtos, seu comprometimento com atendimento e os valores do seu negócio. Por isso, é de suma importância manter o seu conteúdo sempre atualizado e engajado com o que sua empresa oferece, sem criar falsas expectativas ou ilusão em seus clientes. Entretanto, diante de tanta importância para o seu posicionamento e retorno, caso esteja em suas condições, contrate uma empresa especializada para administrar o seu conteúdo. O profissional responsável saberá exatamente o que seu negócio precisa e aplicará técnicas que farão seu site despontar nos mecanismos de buscas. Cuidar do seu conteúdo com carinho, investindo o tempo e profissionalismo necessários na criação do conteúdo para o seu site e demais ferramentas online e off-line é uma das principais estratégias que farão com que sua empresa alcance o retorno esperado.

FERRAMENTAS DE MARKETING: Cerca de 90% do faturamento de um e-commerce tende a ser composto de três canais. São eles: site, buscadores e email marketing. Mas é importante ressaltar que isto é uma tendência e não uma regra. Nossa dica é manter estes pilares redondos e interligados, pois são pontos básicos e importantes, e só após investir em outras plataformas e ferramentas mais sofisticadas e específicas. Partindo desses três pilares, as dicas para fortalecer o primeiro passo, o site, já foram apontadas pelos especialistas nos tópicos anteriores. Tenha uma estrutura robusta, conte com um layout atrativo e que identifique sua marca e, por fim, produza conteúdo engajado e que sempre esteja atualizado. O segundo canal, buscadores, funciona a partir dos links patrocinados (Google Adwords) e técnicas de SEO. Na prática, com os links patrocinados, o usuário escolhe palavras-chave que tenham mais relação com seu negócio e, toda vez que alguém coloca o termo na busca, seu site aparece no topo da pesquisa o ao lado direito da tela. Já as técnicas de SEO ajudam seu site a aparecer melhor na busca orgânica (aquela que não é paga). Algumas dicas para impulsionar seu portal são: utilize palavras-chave e negrito no conteúdo, use imagens para balancear com os textos e crie um relacionamento com blogs e empresas que tenham relação com seu negócio. O último tópico é o email marketing. Uma das ferramentas mais antigas para publicidade online, ela possibilita criar relacionamento e gerar identificação com o cliente por meio de um canal de comunicação direto e personalizado.

Com os três pontos alinhados, você começa a investir em outras formas de publicidade. Entre elas estão banners (que aparecem em locais estratégicos de sites), remarketing (anúncios que impactam clientes que abandonaram compras ou saíram de seu portal sem executar uma ação), aplicativos (como Waze) e redes sociais (você confere no próximo tópico tudo sobre essas mídias). Costuma-se aplicar um mix de diferentes canais, ferramentas e. oportunidades e nunca se usa uma única plataforma isolada, assim seu investimento será mais proveitos, garantindo resultados elevados e não gera dependência a um só meio ou plataforma.

REDES SOCIAIS: As redes sociais também são ferramentas de marketing, porém, elas são tão usadas hoje que merecem um tópico exclusivo. Entre as mais populares estão o Facebook, Instagram e Twitter. Porém, não é porque essas mídias são famosas que você necessariamente precise ter um perfil em todas. Antes de investir, é preciso conhecer profundamente quem é o seu público-alvo. Com isso resolvido, você precisa primeiro entender como o seu conteúdo poderia interessar a ele nas mídias sociais e só após isto esclarecido, você escolhe, dentre os canais disponíveis, os que melhores irão te atender.  Para a ajuda na hora da escolha das ferramentas, é importante estar atento a alguns pontos sobre cada uma delas, são eles:

  • O Facebook e o Twitter são mídias sociais que servem para qualquer porte de empresa, dos mais diferenciados segmentos. Mais do que mostrar as novidades da sua marca, essas redes são usadas para estreitar o relacionamento com o seu consumidor. As duas mídias também são famosas pela liberdade e brincadeiras. Tente não parecer tão careta e abuse do seu lado humanitário para fortalecer sua ligação. Vale lembrar também que, para aparecer, é necessário impulsionar os posts. Os valores diários começam a partir de R$ 10, podendo variar de acordo com a condição de cada empresa.
  • Já o Instagram é melhor para negócios relacionados aos seguintes assuntos: bem-estar, dieta, fitness, moda, comida, decoração, entre outros setores que abusam do visual. O público que frequenta essa mídia tende a ser mais jovem e busca dicas práticas e rápidas.

Quando tratamos de mídias sociais, outro ponto importante de se considerar é que nesses canais se torna possível o entretenimento e interação com seus usuários em tempo real e integral, o que é considerado fator de grande influência na hora da decisão de compra. Então é importante, além de alimentar as redes sociais constantemente, manter relacionamento com seus seguidores, os interagindo nas postagens e respondendo possíveis questionamentos com prontidão e eficácia.

As redes sociais são de bastante utilidade e podem ser fatores interessantes quando tratamos de estratégias de Marketing Digital, portanto, não deixe de analisar o seu público, definir quais mídias são as ideais para o seu negócio e alimentar as suas contas sempre que puder. Assim você garante um relacionamento harmônico e contínuo e deslancham suas chances de vendas através da web.

Agora que você está por dentro dos principais pontos que englobam o Marketing Digital, mãos à obra! É hora de criar sua estratégia, coloca-la em prática a fim de garantir o sucesso da sua empresa no mundo virtual! Se preferir, contate a uma empresa especializada para garantir que os resultados sejam superiores e certeiros.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Joe Jackson Sangalli Vidor

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos