Chega de sentir vergonha de se promover
Publicar assuntos de trabalho, as conquistas, os erros, muitas vezes é motivo de críticas que geram constrangimento, vergonha da exposição. A falta de informação sobre como fazer autopromoção de maneira inteligente às vezes leva a um posicionamento equivocado: o da vaidade, sem que a questão da credibilidade seja percebida como um valor. O desejo dos profissionais é o reconhecimento. Seja para alcançar uma promoção na empresa, para evoluir na carreira, para conquistar novas oportunidades de negócios, aumentar as vendas de produtos ou serviços.
Quando se tem consciência do próprio valor pessoal e profissional, quando há um propósito que tenha a ver com desenvolver um trabalho satisfatório para si e útil para os outros, a exposição é menos insegura.
A fórmula para fazer-se visível, admirável, confiável, desejável profissionalmente, é uma mistura de autodescoberta e técnica de networking, comunicação, linguagem corporal e uso da rede social como ferramenta de imagem. Manter uma reputação alinhada com os valores pessoais é consequência disso.
Ao trabalhar o personal branding, que é a gestão da marca pessoal, o indivíduo aprende a fazer o marketing pessoal usando informação no lugar da vaidade. Isso gera respeito, credibilidade e identificação. Aumenta o leque de qualidades e valores que são percebidos pelos que interagem com a pessoa.
Você já parou para pensar o que vai fazer alguém que não lhe conhece escolher você, o seu trabalho, em meio a um mar de concorrentes? Como mostrar-se como profissional de valor, com credibilidade e propósito, já que em rede social a venda é uma postura rejeitável? Vender-se sem vender é difícil. Necessita estratégia, inteligência, conhecimento sobre si, o público e o mercado. Fazer isso sem ajuda, então, não é para qualquer um.
A atividade profissional que desenvolvo é justamente esta. Eu escolhi ensinar, conduzir, cuidar de marcas de pessoas. Ajudar, apoiar profissionais que conscientes da necessidade de fazerem-se visíveis, perceptíveis, buscam informação e conhecimento especializado. É possível autopromover sem vender, sem pura vaidade.
Minhas dicas para quem quer começar ou aperfeiçoar o marketing pessoal: Conheça-se bem.
O que é óbvio para você, não é óbvio para os outros. Então passe uma mensagem clara sobre você, sobre o que você faz e como pode resolver situações. Sua pauta é o que você domina. O que você domina? Pense nisso.
Recomendados pelo LinkedIn
Profissionais não são máquinas. Somos humanos e pessoas antes de nos tornarmos profissionais. Então dividir dúvidas, falar sobre erros, experiências e acertos são assuntos que promovem identificação com o público. Nem todo mundo vai gostar de você. E tudo bem!
Rede social é para socializar, certo? Então interaja. Quer uma avaliação sobre a sua marca ou desempenho da imagem de marca profissional em rede social? Escreva para mim: contato@lucianebemfica.com
Luciane Bemfica é jornalista, empreendedora e pioneira em Personal Branding no Brasil. Parasaber como funciona a mentoria online e individual, envia suas demandas e dúvidas por e-mail: contato@lucianebemfica.com
Ajudo pessoas e empresas a se tornarem mais valorizadas e requisitadas pelo seu mercado, através da gestão estratégica da #marcapessoal - Coach de Marca Pessoal - Personal Branding - Branding Pessoal
6 aParabéns! Ótimo! Costumo dizer que a melhor forma de perder o medo de se expor e não se posicionar desde o EGO e sim desde o PROPÓSITO, sempre pensando no benefício que poderá gerar para o outro com a sua exposição. Semana passada escrevi um artigo a respeito te convido a ler e me dar sua visão. Abraços e mais sucesso.
Gestão Operações e Serviços | Liderança | Treinamento | Processos
6 aOi Luciane! Gostei bastante do seu texto. No curso que estou fazendo, sobre gestão de ambientes virtuais de aprendizagens, aborda-se o tema das soft skills numa perspectiva das particularidades deste modelo de ensino e a necessidade de o aluno ter autonomia e protagonismo no seu desenvolvimento. Destacando, inclusive, como elas têm se tornado cada vez mais valorizadas pelo mercado.
Escritor | Palestrante | Professor
6 aParabéns... Desejo lhe muito sucesso.