Chegar lá também é aprender a ser o melhor que se pode agora
Sim, às vezes dá vontade de largar tudo e sair. Bater portas e deixar tudo para trás. Mas, calma, respira, ainda não chegou sua hora. Quem me acompanha sabe que falo muito sobre comunicação, propósito e empreendedorismo.
Mas, hoje vou falar um pouco de outro tema: de fazer o melhor e o possível com o que você tem hoje, e agora! Sim!Então, Isabela, você está dizendo que eu devo me acomodar e deixar meu projeto empreendedor de lado? Não, jamais!
O que quero chamar atenção é que só nos tornaremos profissionais melhores se formos capazes de nos reinventar e fazer o melhor que pudermos (sempre alinhados ao nosso propósito) onde quer que estejamos. Um exemplo: você trabalha em uma empresa na qual não é feliz, pois tem outros projetos de empreender. Mas, será que sendo um profissional ruim e agindo de má vontade você estará acelerando seu processo de amadurecimento para fazer a virada de chave da sua carreira?
É aí o cerne da questão. Reclamar do nosso emprego atual, maldizer nosso cotidiano e procrastinar não vão nos aproximar do nosso sonho de sair da empresa e empreender. Muito pelo contrário. Isso prejudicará sua imagem profissional dentro e fora da sua atual empresa. Já parou para pensar nisso?
E então, o que fazer para intraempreender enquanto você ainda não reuniu todas as condições necessárias para viver "do seu sonho" e projeto pesssoal?
1- Organize seu tempo entre sua atual empresa e seu negócio;
2- Idealize e realize internamente projetos estratégicos e inovadores que irão fortalecer sua carreira fora da empresa também;
3- Estude, estude e se atualize muito;
4- Cuide da sua saúde: como sua rotina será formada pelas 8 horas dentro da empresa e mais as horas que dedicar a seu "negócio depois do trabalho e nos fins de semana", saiba se cuidar: pratique um esporte e se alimente bem! Tenha fé e algo maior que te mova!
5 - Coloque o que te move acima daquilo que hoje você já não tolera: seu chefe, a cultura da sua atual empresa ou os processos morosos. Há tanta vida lá fora!
6 -Seja extremamente profissional e respeite quem não tem espírito empreendedor como você: cada um escolhe seu caminho. Se seu colega está feliz agindo igual e esperando resultados diferentes, cada um tem seu tempo;
7- Aja como consultor: o que você faz aí dentro dessa empresa hoje te ensinará algo para seus próximos projetos;
8- Busque a excelência através de uma postura profissional e de orientação - "Como posso contribuir com essa empresa hoje, mas fortalecendo também minha futura carreira"?
9 - Não se deixe paralisar pela falta de movimento alheia: movimente-se, movimente-se, movimente-se! Como? Indo a eventos da área, estudando, conhecendo outros microempreendedores e fazendo parcerias com as pessoas certas. Eu escolhi, por exemplo, ter um dia da semana para encontrar pessoas com as quais compartilho conhecimento e aprendo algo!
10- Por último, e não menos importante: foque em ser sua melhor versão e se mantenha em movimento: não espere um CNPJ para tirar sua empresa e propósito do papel. Costumo dizer que passo todas as horas do meu dia dentro da "Comunicação Integrada - Cursos e Soluções", quando, na verdade, é ela, meu sonho, que está sempre dentro de mim.
Trabalhar interna e externamente seu sonho e propósito são passos fundamentais para a melhor empresa em que você pode trabalhar: a sua realização!
Saiba mais sobre o meu trabalho e propósito
Acredito que compartilhando conhecimentos práticos e significativos, podemos mudar o cenário fragmentado da comunicação nas empresas e despertar em cada um o desejo de aprender e multiplicar essa filosofia.
Acompanhe a página da Comunicação Integrada no Linked In. e Facebook.
Gerente Regional de Vendas no Wellhub (anteriormente Gympass). Enterprise/ B2B.
7 aTeu texto deu de cara com o que penso. Se vende idéias muito românticas para as pessoas. Hoje existe uma insatisfação cotidiana na vida dos profissionais atuais, todos em busca do "um dia vou fazer o que amo", e o hoje é a instisfação instalada. Abs.
Gerente Regional de Vendas no Wellhub (anteriormente Gympass). Enterprise/ B2B.
7 aEsse texto da Isabela lembrou os clichês do "seja feliz e faça o que amo", isso leva centenas de pessoas a não pensar na possibilidade de também gostar do que faz. Muito bom.
Coordenadora de Pesquisas, Conteúdo e Projetos Digitais |Doutoranda em Comunicação (PUC-Rio) | Mestre em Mídias Digitais (UFRJ)
7 aoi @ana Ana Lucia Souza Machado fico imensamente feliz em ajudar e que voce tenha curtido o texto. tem mais dicas diarias em www.facebook.com/comunicacaointegradarj
Marketing & Comunicação I Costumer Experience I Gestão financeira de eventos @amineiraeventos
7 aIsabela P....Muito obrigada! Artigo de cabeceira. Ler e reler...
Professor | Palestrante | Instrutor
7 aLuiz Paulo Walcyr dos Santos será que te ajuda no CARREIRAS?!