Cheguei no cargo de gestão, e agora?
Essa foi exatamente a pergunta que passou pela minha cabeça quando cheguei pra trabalhar no meu primeiro dia como liderança de um time de marketing. Eu estava apavorada. A partir daquele momento eu era responsável por conduzir toda uma área e desenvolver duas profissionais.
Era um momento de orgulho, mas também de grande responsabilidade e desafios. A transição de contribuidor individual para líder de equipe pode ser intimidadora, exigindo um conjunto diferente de habilidades e uma nova abordagem ao trabalho.E desse dia pra cá já faz quase 10 anos que aprendo diariamente a fazer gestão de pessoas.
Na newsletter de hoje eu trouxe 5 dicas para quem está na sua primeira experiência de liderança e quer começar com o pé direito. Vamos, lá?
1. Crie um rapport com sua equipe
Reúna o seu time e se apresente. Fale um pouco de você, mas não se atenha às suas conquistas profissionais. Pode parecer arrogante num primeiro momento começar a listar uma série de coisas que você já conquistou profissionalmente para pessoas que (ainda) são completamente desconhecidas.
Ao invés disso, fale sobre seus hobbies, o que gosta de fazer nas horas vagas, seu prato favorito. Isso vai te ajudar a criar uma conexão mais próxima com seus liderados.
2. Faça 1:1 com seus liderados
Além de uma reunião geral com todo o seu time, desenvolva conversas individuais com cada pessoa.
Tá, mas por quê se eu já vou falar com todos eles de uma vez?
Porque especialmente se você for liderar times grandes, não tem como se aprofundar muito numa reunião coletiva, concorda?
O principal objetivo de fazer reuniões em separado com cada um é exercer a escuta ativa e aumentar pontos em comum.
Busque entender a motivação de cada um, como eles gostam de trabalhar, o que desejam alcançar em suas carreiras.
Uma das formas mais eficazes de criar conexão com as pessoas é incentivando que elas falem sobre si mesmas, pois demonstra que você está genuinamente interessado em conhecê-las melhor. Isso vai te ajudar a mapear as melhores abordagens para lidar com cada integrante da sua equipe.
3. Não tente inventar a roda
Chegou agora e já quer sentar na janela, pequeno garfanhoto?
Muitos líderes de primeira viagem chegam cheios de energia e vontade de fazer e mostrar resultado mas frequentemente caem no erro comum de querer mudar o jeito como as coisas são feitas para imprimir seu "modus operandi".
Recomendados pelo LinkedIn
Antes de sugerir, conheça.
4. Não banque o Buzz Lightyear
Se você foi contratado (não vale para os promovidos) para um cargo de liderança, vindo de fora da empresa, você traz um frescor no olhar que quem está dentro da companhia a mais tempo não tem de forma tão orgânica.
Sabe quando você vê o mesmo buraco na sua rua todos os dias? Ele pode até ser um problema mas uma hora ele vira paisagem. Aqui a lógica é a mesma, no entanto, um recém chegado não conseguirá mapear os principais problemas de uma área em poucas semanas sem a ajuda de quem já conhece o caminho das pedras.
Não ache que você tem uma visão "ao infinito e além" e que não precisa de ajuda da "velha guarda".
5. Se livre da síndrome de DIY (faça você mesmo)
Sabe aquele ditado que diz: "se você quer alguma coisa bem feita, faça você mesmo"? Pois é. Para um gestor que acabou de começar a liderar equipes este é um erro comum, porque o modo como estava acostumado a fazer as coisas era a partir da execução. Por isso, o mindset executor ainda é muito forte.
Mas se você está fazendo o trabalho do seu time, quem vai liderar sua equipe?
DICA BONUS
6. No começo, seja a Hermione Granger
A experiência que você adquiriu ao longo da sua carreira te levou até a cadeira de liderança, mas não será apenas isso que te manterá nela. A partir de agora, serão exigidas de você outras habilidades que como contribuidor individual não eram demandadas.
É normal se sentir perdido e inseguro no começo, por isso mesmo a curiosidade pode ser sua maior aliada
Pergunte tudo sobre tudo: da sua área, dos seus KPIs, dos OKRs da empresa, dos seus principais stakeholders, das estratégias que deram certo e principalmente das que deram errado (pra não repetir os caminhos), das métricas, do faturamento.
Pergunte tudo o que pode te ajudar a ter uma visão holística da empresa.
A jornada para se tornar um líder não é linear. Liderança é uma habilidade que se desenvolve ao longo do tempo, com experiência e aprendizado contínuo.
Criar conexões autênticas com seu time, entender as motivações individuais, evitar mudanças precipitadas, aproveitar o conhecimento da equipe e manter uma postura de aprendizado constante, são passos fundamentais para se tornar não apenas um gestor competente, mas um líder inspirador e respeitado.
Comenta aqui que outras habilidades você acredita que um líder de primeira viagem precisa desenvolver?
Professor na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba
6 mÉ isso aí!
Inspetor Plena da Qualidade | Auditoria de Produto | Melhoria contínua | Auditoria de Processo| Gestão da Qualidade
7 mQue experiência gratificante, Taísa S. imagino que tenha sido uma oportunidade incrível em sua vida, apesar de você estar apavorada, a liderança é uma jornada de aprendizado contínuo. Ao desenvolver essas habilidades essenciais e se dedicar ao crescimento pessoal e profissional, você estava no caminho certo para se tornar uma líder inspiradora, admirada e capaz de conduzir sua equipe ao sucesso. Parabéns 👏👏👏👏 e muito obrigado por compartilhar esse conteúdo excelente, seu artigo é RIQUÍSSIMO de dicas valiosas.
HR Coordinator | Diversity, Equity and Inclusion Specialist | Forbes BLK | Career Mentor | Fellow ID_BR | Linkedin Creator
7 mTaísa, estou chegando na minha primeira cadeira de liderança agora e é muito gratificante já ter esse post como inspiração! Muito obrigada pelas dicas, anotadas aqui com carinho.
Data Strategist @ Prime Video at DOJO | Business Intelligence | Data Strategy | Social Intelligence | Social Insights
7 mNossa! Dicas super valiosas. Você é inspiradora, Taísa. 😊
Palestrante | TEDx Speaker | Liderança | Carreira | Diversidade | Janeiro Branco | Psicóloga | Trans
7 m👏🏿