Comunicação Internacional
Ter ou não ter um chip internacional durante as viagens, eis a questão!
Há situações que nem a MÍMICA resolve!
Uma vez em Paris eu aluguei um apartamento e precisava avisar a dona que eu já havia chegado. Procurei internet (grátis) na região, mas era um bairro bem residencial e acabei não encontrando nenhum "ponto disponível"(rsrsrs).
Tive que partir então para o plano B. Achei um mercadinho que vendia o chip local, mas quem disse que a moça sabia me explicar sobre os planos da operadora? Ela não sabia nada de inglês e demorei um tempão para entender as opções de planos disponíveis. Talvez eu estivesse muito cansada para entender e corresponder as mímicas naquele momento.
Até que eu entreguei para Deus e comprei o que eu achava mais conveniente dentro do que eu havia entendido até então. Confiei e pronto, comprei. Logo após a compra recebi uma mensagem (em francês, kkkkk) sobre os dados e logo consegui me comunicar com a dona do apartamento. No final deu tudo certo, foi custoso, mas deu certo.
Eu tinha 4 GB e 15 dias pela frente, como tento economizar onde posso (sempre) comprar mais gigas de internet não estava nos meus planos. Então eu ligava os dados para me locomover e deixava para subir as fotos no hotel, quando eu chegava (mooorta)!
Quantas e quantas vezes quis compartilhar algo em um determinado momento, mas não pude porque precisava economizar os dados de internet do meu celular para não ficar sem nada de repente e evitar surpresinhas. Já não basta a economia do dia a dia de uma viagem, ainda tem que ter a economia da internet do celular (hahaha).
E nessa história de economizar, ainda tem o fato de que a hora de subir as fotos nos stories do Instagram (por exemplo) é justamente aquela hora em que você deveria estar descansando durante a refeição (restaurante) ou na sua caminha (hotel), mas não, está aproveitando a Wi-Fi para subir tuuuudo, pois afinal de contas, a Wi-Fi do hotel e do restaurante são "ilimitadas"...
E quando a internet simplesmente acaba e você não tem nem como ver qual o número do ônibus ou rota do metro você precisa pegar para voltar para o hotel? O que tu faz? Vai atrás de um Starbucks ou do MC Donald's para pegar aquela Wi-Fi só para poder "se achar” e ir para casa/hotel.
Morri de tanto fazer isso!
E você, já passou por momentos assim também?
Hoje eu sigo algumas regrinhas na hora de adquirir um chip internacional e acho que elas podem sanar algumas dúvidas suas sobre isso também.
Mas antes de continuarmos gostaria de reforçar aqui que esse é nosso 8o Mandamento de pré viagem. Se não lembra quais são os outros sete, clique aqui que eu te redireciono já.
QUANDO OU PORQUE EU DEVO COMPRAR (OU NÃO) UM CHIP INTERNACIONAL?
Comodidade
Quando meu destino é Ásia eu procuro comprar o chip aqui no Brasil, porque em alguns países a burocracia de aquisição é muito grande e demorada. O chip que eu uso chega em minha casa e dessa forma já saio do aeroporto com internet, o que ajuda muito no momento de me localizar e ver as opções de transporte para meu hotel.
Comunicação
E se a pessoa atrás do balcão não fala inglês ou espanhol e muito menos português? E se meu inglês for básico? Como vou saber o que estou comprando e dessa forma me adequar ao “plano disponível"? Já pensou você lá na China tendo que resolver isso (hahaha)?
Conectividade
Se você não quer se preocupar em economizar a franquia da sua internet e subir suas fotos para as redes sociais somente no Wi-Fi, então você definitivamente deve comprar um chip internacional com internet ILIMITADA.
Estados Unidos
Fiz uma pesquisa para entender a diferença entre adquirir um chip aqui ou comprar diretamente lá, e pude comprovar que comprando aqui no Brasil para uma viagem de sete dias, está saindo mais caro (37 dólares - internet ilimitada) do que comprar o chip diretamente nos EUA (30 dólares - 2 GB) que vale por um mês mas que tem apenas 2 GB, que geralmente dura somente uma semana. Mas a minha observação aqui nesse caso é a quantidade de dados disponível. Caso você tenha que adquirir mais dados de internet no chip local a conta poderá dobrar. E daí o que foi uma economia de 7 dólares passa a ser um gasto de mais 30 dólares. Reflita muito bem antes de tomar suas decisões.
Europa
Hoje é possível comprar um plano que funcione por toda a União Europeia por 10 euros! Ou seja, se você não usa tanto a internet durante a viagem e/ou não tem dificuldade nenhuma com inglês essa é a melhor opção para você que está indo fazer uma eurotrip.
Demais Continentes
Se eu tenho uma viagem mais longa e que tenha no roteiro dois ou mais países eu prefiro comprar o chip internacional aqui no Brasil mesmo, porque vou economizar tempo (principalmente) procurando toda vez por lugares que vendem o chip e ainda tendo que lidar com "problemas de comunicação".
O chip internacional da Easysim4u , que é o que eu uso, pega em mais de 140 países e o mesmo chip pode ser usado em múltiplos destinos, é só avisar quais países você visitará no momento da aquisição.
Conclusão
Cada caso é um caso, o que precisa ser feito é avaliar bem todas as alternativas e fazer sua escolha de acordo com suas necessidades.
Mas o fato mais determinante para mim no momento da escolha é a INTERNET ILIMITADA!
Em resumo, estar conectada não é mais uma questão de luxo e sim de necessidade por três simples motivos:
Primeiro: por que um dos meus objetivos de vida é compartilhar todos os momentos da minha viagem com você viajante, por isso não posso mais economizar nesse quesito.
Segundo: porque o valor do chip com internet ilimitada já é um custo fixo e está dentro do meu planejamento financeiro para toda e qualquer viagem.
Terceiro: por segurança de ter um mapa “online” toda vez que eu precisar e de ter condições de pedir ajuda a qualquer hora e local em que eu estiver.
Agora já estamos na reta final dos 10 mandamentos da pré viagem! Caso não tenha visto algum dos mandamentos anteriores é só clicar abaixo:
- Documentação Prévia
- Pesquisa Local Básica
- Roteiro
- Hospedagem
- Seguro Viagem
- Bagagem
- Dinheiro
- Comunicação
- Aplicativos Fundamentais
- Armazenamento de Fotos
Espero ter ajudado a tomar sua decisão de acordo com suas reais necessidades. E caso queira adquirir um chip, assim como eu, é só clicar aqui que eu te redireciono para a Easysim4u, essa é uma forma de você ajudar o blog sem pagar nada a mais por isso.
DICA EXTRA:
Antes de realizar a compra do chip, confira qual o tipo de internet (cobertura) que a Easysim4u disponibiliza para o país em que estará viajando, por que há locais em que a internet pode ser inferior a 3G ou 4G. Dessa forma não adianta de nada contratar uma internet que não atenda suas necessidades, certo?
Não deixe para pedir o chip de última hora. Peça com antecedência de no mínimo 15 dias (capitais) ou de 30 dias (interior) para chegar a tempo e evitar gastos com SEDEX, beleza?
E se tiver alguma dica ou dúvida, joga aqui nos comentários.
Sua opinião faz toda a diferença no meu trabalho.
Grande abraço e até a próxima!