Choque no confinamento, redução de custo e aumento no desempenho animal.
Ultimamente estamos confinando uma proporção muito grande de animais não castrados e isto tem provocado um certo problema com as instalações dos confinamentos.
Mesmo quando o lote é bem formado e a dominância e rapidamente organizada e as brigas entre eles não incomoda, o problema continua com os animais dos lotes vizinhos.
E então as cercas sofrem muito e se torna necessário um alto nível de manutenção. E além do prejuízo nas cercas, temos um grande prejuízo no desempenho animal, pois os animais gastam muita energia e consequentemente o ganho de peso é menor.
Hoje usamos a cerca elétrica para reduzir custos nas instalações substituindo a robustez da cerca por choque, tornando as estruturas mais leves e mais baratas, pois que segura o animal é o choque e não a fortaleza da cerca.
E temos um outro ganho com o choque na cerca além de reduzir custos nas instalações. As brigam diminuem muito entre os vizinhos e temos percebido cada vez mais animais com desempenho melhor.
Mas para ter estes resultados precisamos dar atenção para como é feita esta cerca elétrica. Precisamos usar um eletrificador de potencia elevada, minimo de 12 joules liberados, além dos cuidados com proteções contra raios e oscilação de energia da rede elétrica, aterramento, disposição dos fios, etc.
Esta foto é um belo exemplo, neste confinamento reduzimos muito a estrutura física da cerca e o desempenho animal ficou muito melhor.