Chover no molhado, mas...
Iniciamos 2016 com a maioria dos Estados aumentando a carga tributária (seguindo exemplo do Governo Federal), daquilo que compete aos mesmos, como o ICMS e IPVA.
O problema é, quanto mais aumenta impostos, mais você diminui a base (cai a atividade econômica), e pode em determinado momento arrecadar menos. Com certeza, uma hora esse tiro pega no pé, fora a conta que fica para as classes menos favorecidas como está acontecendo agora.
Tornar a máquina do Governo mais eficiente, tomar medidas para aumentar a base, reduzir despesas, isso é difícil. E o mal exemplo mais uma vez vem do próprio Governo Federal, que prometeu, e até o momento, nada!
Em 2014, o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) divulgou um estudo mostrando que os brasileiros com renda até três salários mínimos contribuem com a maior fatia dos impostos pagos no país. De acordo com a pesquisa, essa parcela da população paga 53,79% do total de impostos arrecadados. O grupo, no entanto, representa 79% do total de brasileiros.