CHOVER NO MOLHADO
Da Importância do Uso de Uniforme no Ambiente de Trabalho
Discorrer sobre o quanto pode ser favorável para toda empresa manter sua equipe uniformizada e protegida, seja qual for sua área de atuação, pode ser “chover no molhado”. Mas considerando que muitos diretores de grandes empresas delegam ao setor de compras, pura e simplesmente, a compra deste material tão importante, não considerando a necessidade do aval do setor de segurança, vale muito a pena voltarmos ao tema.
Não compre apenas preço! Está aí uma expressão que faz enorme diferença quando o objeto de compra é o uniforme que além de ser confortável tem a incumbência de proteger uma equipe de trabalho. O primeiro EPI ao qual todo trabalhador tem contato, em alguns casos antes mesmo de chegar à empresa/obra e assumir suas funções, pois muitos completam o percurso de casa ao trabalho já uniformizados. Aliás, podemos considerar este capítulo como importante publicidade para uma empresa que fornece, a sua equipe, uniforme com a logo impressa em destaque.
Recomendados pelo LinkedIn
Além de ser (o uniforme) importante fonte de publicidade para o empregador vale a pena destacar sua importância para a equipe. Este EPI de primeira necessidade promove comportamento seguro aos membros da equipe, como o uso correto de outros equipamentos de proteção individual (EPIs), evitando lesões e acidentes desnecessários. A padronização dos uniformes, que pode ser por setor, também facilita o controle de acesso a áreas restritas, evitando que o trabalhador de uma área mais amena adentre área insalubre para a qual não foi treinado e contratado. Desperta no colaborador sentimento de pertencer à equipe, de fazer parte de um projeto e o faz buscar excelência no serviço que presta.
De acordo com o Artigo 456-A da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), “Cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada”. Não bastando os infinitos benefícios de se fornecer uniforme de qualidade para a equipe, está na lei.
Para deixar claro que o benefício não é apenas para o funcionário que recebe o uniforme, podemos destacar que: A uniformização dos funcionários é uma das estratégias que a empresa pode usar para transmitir a identidade da marca de forma simples (cores, contemporaneidade e logo bem imprensa). Utilizar uniformes dentro da empresa também evita o desconforto de ter funcionários vestidos de uma forma que não representa e pode desvalorizar a marca.
PS. Independentemente da função do uniforme profissional, é sempre responsabilidade do empregador fornecer as roupas — e o mesmo vale para todos os tipos de EPI. Todo equipamento fornecido, incluindo o uniforme, deve estar em conformidade com as normas técnicas e possuir certificado de aprovação. Portanto é aconselhável que o comprador ouça a equipe de segurança do trabalho sobre o uniforme que vai adquirir e procure não comprar apenas preço.