A Ciência da Esperança
O almirante James Stockdale foi abatido na guerra so Vietnã. Ele passou 7 anos e meio em um campo de concentração brutal. Ele passou 4 desses anos em uma solitária e outros 2 com bolas de ferro nos pés. Foi torturado 15 vezes.
James Stockdale abraçou heroicamente sua função como comandante clandestino do que se tornou um local com centenas de prisioneiros.
Em seu livro “Empresas Feitas para Vencer (Good to Great)”, Jim Collins nos fala do “Paradoxo de Stockdale”.
James dizia que otimismo ingênuo te mataria naqueles campos. Alguns prisioneiros pensavam que seriam libertados no Natal. O Natal chegava e eles achavam que seriam libertados na Páscoa. A Páscoa chegava e eles pensavam que saíram no Ação de Graças. E então…eles perdiam a esperança. E morriam.
Stockdale disse que aqueles que sobreviviam faziam uma coisa diferente.
Eles SABIAM (!!!) que um dia seriam libertados e eles SABIAM que não seria tão cedo. Stockdale mesmo dizia que levaria pelo menos 5 anos. Mas, ele sabia que o dia ia chegar.
O Paradoxo de Stockdale.
Total confiança no nosso sucesso e total humildade que abre os olhos para abraçar a realidade de que não vai ser imediato e/ou que vai ser fácil.
Como o próprio James Stockdale coloca: “essa é uma lição muito importante. Você nunca deve confundir a fé de que você vai prevalecer no final — a qual você nunca pode perder — com a disciplina para confrontar os fatos mais brutais da sua atual realidade, qualquer que seja ela.”
Isso é o coração e alma da confiança.
Como está a sua?