Ciclos

Ciclos

Interessante observar como os projetos nascem, como as idéias surgem na cabeça das pessoas. Esta minha idéia de escrever surgiu no meio de uma onda de mudanças em minha cabeça, no meio de uma semana bem turbulenta mentalmente, mas resolvi compartilhar os aprendizados que tive no meio desta jornada. 

De certa forma, posso dizer que “A coragem de ser imperfeito” da René Brown, me ajudou muito neste período e eu não poderia deixar de citar sobre este livro que deveria ser leitura obrigatória para todos. 

Que os ciclos se encerram para iniciar novos ciclos ninguém tem dúvida. No universo dos super-heróis e animes, temos o que chamamos de “arcos”, ou seja, também o final de um ciclo. Mas como saber com exatidão que um ciclo de fato se encerrou? Muitas vezes confundimos isso com o nosso medo, sobre aquela travada diante das lutas que devemos encarar. 

Juramos por tudo o que é mais sagrado que chegou o nosso fim (leia com voz dramática). O famoso “Oh céus, oh vida, oh azar” que a hiena pessimista vivia a choramingar. Está bem, eu sei que já denunciei a minha idade, mas Lippy e Hard é muito divertido. 

Eu passei a escrever estas linhas envolto a pensamentos típicos da hiena: porque isso ocorreu comigo?, porque não me deram a oportunidade?, o que há de errado comigo?, oh azar. E sabe, eu poderia passar o resto da minha vida reclamando sobre este problema, ou poderia tentar fazer algo para melhorar e mudar o que eu vejo atualmente; poderia fazer algo para fazer uma verdadeira transformação em minha vida. 

Enquanto escrevo isso, me lembrei do personagem Frodo e do seu amigo Sam, da maravilhosa obra do Tolkien, O Senhor dos Anéis. Muitos acreditam que o verdadeiro herói desta história é o Frodo, por ser o portador do anel e etc., porém, aprendi nesta semana, com meu psicoterapeuta Allan, que o verdadeiro herói foi Sam: ele enfrentou adversidades, rejeição, teve medo, incerteza, raiva, angústia e uma porção de outros sentimentos ao longo de sua jornada. 

Mas se não fosse a coragem dele, estaria de fato finalizado o ciclo. Sam não deu ouvido para estes sentimentos e continuou firme com seu propósito, que era dar total suporte ao Frodo. E se não fosse o Sam, Frodo teria sido morto por aquela aranha gigante. Sam insistiu, foi corajoso e olhou aquele cenário perturbador de outra forma. Ele retornou para reencontrar Frodo e acabou salvando ele da morte. 

E você deve estar se perguntando: porque o doido deste pseudo-autor está falando de Lord of The Rings aqui? O que isso tem a ver com ciclos? Calma jovem, eu explico! Lembra que falei que às vezes não sabemos se realmente chegou o final do ciclo?

Pois bem, na cena em que Frodo rejeitou a ajuda do Sam e deu ouvidos ao Gollum, ele se deu muito mal. Sam indo embora, deprimido, achando que tudo estava acabado, que o ciclo estava encerrado, teve um surto de inteligência emocional e decidiu retornar ao seu objetivo, que era ajudar seu grande amigo a destruir o anel, e assim salvou Frodo das teias da incerteza, das teias que o seguravam e que o impediam de continuar. 

Eu deixo aqui uma provocação para você, meu leitor: em que teia você está envolvido neste momento? Que teia te impede de continuar a sua jornada? Você tem amigos fiéis que te escutam sem julgamentos? É preciso continuar caminhando, é preciso continuar avançando, mesmo que você acredite que chegou o fim do seu ciclo; seja na sua empresa, seja na sua vida amorosa, seja em um projeto. Acredite, meu caro herói, você pode muito mais do que acredita! E eu tentarei aqui te ajudar de alguma forma, te inspirando a continuar, mesmo que tudo pareça o contrário.

Muito bom 👏👏👏

Adriano L.

Coordenador de Desenvolvimento | Arquiteto de Soluções | Professor | Especialista Python | Gestão de Projetos | Mentoria | Desenvolvimento de Talentos | Big Data | Mobile | Desenvolvimento de Produtos Digitais | React

3 a

Muito bom meu amigo... muito bom, parabénssssssss

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos