Cidades Digitais para neutralizar a emissão de carbono e analisar riscos de inundações

Cidades Digitais para neutralizar a emissão de carbono e analisar riscos de inundações

Helsinque lidera iniciativas de cidade digital alavancando a tecnologia de modelagem da realidade da Bentley

Uma nova geração de modelos urbanos

Helsinque, capital da Finlândia, está passando por uma transformação crescente com uma população urbana de mais de 600.000 residentes. Helsinque tem uma longa tradição de Modelagem da cidade em 3D que remonta a meados da década de 1980. Para apoiar a cidade neste crescimento, promover iniciativas de cidades digitais, permitir novos empreendimentos e implementar programas com parceiros universitários, Helsinque desenvolveu uma nova representação 3D de toda a cidade usando tecnologias de modelagem avançadas e inovadoras.

“Os primeiros modelos de Helsinque foram feitos em 1985. Muitos pessoas trabalharam com eles e continuamos essa herança. Nosso projeto está oferecendo uma nova geração de modelos de cidade inteligente para Helsinque ”, explicou o gerente de projetos Jarmo Suomisto.

Como parte de uma iniciativa de três anos, Helsinque lançou um programa para capturar ativos da cidade e criar um modelo 3D rico em informações com a infraestrutura atual que poderia ser compartilhada com as partes interessadas, bem público ou privado e mostrar o poder da modelagem da realidade através de projetos pilotos. Conhecido como Helsinki 3D+, o projeto solicitou o levantamento de mais de 500 quilômetros quadrados, mapeamento mais de 600 pontos de controle em terra e gerenciamento e colaboração de grandes quantidades de dados. Para enfrentar esses desafios e entregar modelos precisos da cidade dentro do período e orçamento prescritos, Helsinque exigiu a modelagem de realidade integrada e abrangente e recursos de gerenciamento de informações.


Aplicativos integrados facilitam opções de modelagem de realidade

Helsinque usou a tecnologia de modelagem de realidade da Bentley para geocoordenação, modelagem e visualização. A equipe produziu mapas base em grande escala e redes utilitárias geocoordenadas com o Bentley Map. Usando uma combinação de escaneamento a laser e fotogrametria, eles coletaram dados de terreno e superfície, e capturou mais de 50.000 imagens da cidade e ilhas nos arredores, compreendendo 11 terabytes de dados. O ContextCapture permitiu que Helsinque produzisse o modelo detalhado de realidade 3D com uma precisão geral de até 20 centímetros.

Além de entregar a malha da realidade, o projeto Helsinque 3D+ exigiu a geração de um modelo de informação semântica em 3D no formato CityGML. O modelo é baseado em uma varredura da cidade feita em 2015, mas inclui novas nuvens de pontos e imagens oblíquas. Nuvens de pontos foram usadas para gerar terreno e modelos de superfície, enquanto as imagens oblíquas, foram geradas para texturas, para o modelo CityGML e para processar a realidade do modelo em malha. A interoperabilidade da tecnologia Bentley permitiu que a equipe usasse os mesmos dados brutos reunidos no modelo para produzir este modelo de cidade digital, que é um banco de dados modelo que permite análises urbanas versáteis e avançadas e simulações que podem ser enriquecidas com resultados analíticos.

Os poderosos recursos integrados de modelagem de realidade da Bentley reduziu significativamente o custo de produção de ambos os modelos cobrindo toda a cidade de Helsinque e seu arquipélago, com o modelo da cidade sendo um dos maiores modelos da realidade consistente existentes. “Não é apenas a malha da realidade ou apenas a Modelo inteligente CityGML. Precisamos dos dois ”, afirmou Suomisto. Ter dois modelos amplia iniciativas de aplicativos para a cidade digital , pesquisa e desenvolvimento.

Uma abordagem de dados abertos otimiza a Mobilidade da Informação

Significativo para o sucesso do projeto Helsinki 3D+ foi a capacidade de compartilhar com eficiência e eficiência os modelos e projetar dados e colaborar com as partes interessadas e público. A equipe produziu modelos e visualizações animadas e apresentou para o setor público e privado, utilizando o LumenRT, para melhorar a compreensão e alcançar a adesão dos cidadãos e fazer o melhor uso dos modelos para o benefício da comunidade.

O ProjectWise serviu como interface colaborativa para gerenciar informações e compartilhar dados em ambientes internos e externos. O software de gerenciamento de projetos ativou a distribuição e acesso geral através de um portal web, facilitando o compartilhamento de dados precisos, gerenciamento otimizado de documentos e fluxos de trabalho para manter o projeto de três anos no caminho certo. Utilizando as aplicações da Bentley, Helsinque abriu seus dados para uma série de partes interessadas, otimizando a mobilidade e utilização dos modelos para garantir que a cidade está na vanguarda das iniciativas de cidade digital. Com uma abordagem de dados, Helsinque está disponibilizando os modelos de graça para cidadãos, empresas privadas e universidades para uso no planejamento e desenvolvimento comercial, abrangendo indústrias de turismo, telecomunicação e fornecimento de energia.

Colhendo os Benefícios

Com dois modelos de cidade inovadores, gerenciamento de dados e compartilhamento de dados aberto, Helsinque construiu uma plataforma para desenvolvimento de novas formas de trabalho. Além disso, tendo representações visuais da cidade que são capazes de serem simuladas e analisadas para melhorar a infraestrutura, apoiar fontes alternativas de energia e garantir a sustentabilidade ambiental, facilitando a comunicação e compreensão de novos objetivos de desenvolvimento e otimizando a tomada de decisão.

Com capacidades atualizadas disponível para avaliar problemas enfrentados por uma comunidade urbana, Helsinque não só pode promover o desenvolvimento da cidade digital em Helsinque, como também pode participar do progresso.

“Eu não conheço nenhuma outra cidade no mundo que tenha um Modelo de ContextCapture de toda a cidade e um modelo CityGML de toda a cidade ”, afirmou Suomisto.

Pilotando o Poder da Tecnologia de Modelagem da Realidade

Além de criar os modelos, Helsinque também tem a necessidade de demonstrar o poder da modelagem da realidade através de uma coleção de projetos piloto. A cidade está aberta a abordagem de dados e suporta este produto porque Helsinque contou com a ajuda de parceiros de negócios e universidades de fora para garantir que otimizem a utilização dos modelos. Com mais de 12 projetos piloto em andamento, Helsinque expandiu a aplicação dos modelos a projetos como métodos de análise de energia para atingir a neutralidade do carbono até 2050 e reduzir a dependência de combustíveis fósseis e avaliações de inundação.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Andres Fatoreto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos