Cleantechs: o que são e como sua empresa pode se tornar uma

Cleantechs: o que são e como sua empresa pode se tornar uma

O que o Google e a empresa brasileira fundada há quatro anos, Água Camelo, possuem em comum? Ambas têm como objetivo usar energia totalmente renovável e limpa, reduzindo o consumo energético e minimizando os impactos ambientais. A diferença, entretanto, é que a primeira empresa é uma bigtech e a outra é uma cleantech. Você sabe o que significa ser uma cleantech e os benefícios que pode incorporar ao seu negócio? Na newsletter desta semana, vou apresentar essas informações e como sua startup pode se juntar nesse caminho! 


Greentech e cleantech: qual a diferença? 

Antes de mais nada, é preciso saber as características que separam as greentechs das cleantechs. Apesar de ambas alinharem tecnologia com sustentabilidade para promover um futuro mais verde, as greentechs têm como foco soluções econômicas e que sejam socialmente justas e ambientalmente responsáveis. Já as cleantechs se enquadram nessas mesmas categorias, mas buscam especificamente utilizar apenas tecnologia limpa, sem impactos ambientais e promover a preservação ecológica em diversos setores. 

Cenário brasileiro das cleantechs 

No Brasil, nunca houve tanto crescimento no ecossistema de startups verdes. De acordo com a Impact Investing Global Market Report 2024, espera-se um aumento de R$550 bilhões de dólares em 2024 para R$1.061 bilhões em 2028. O aumento de investimentos nesse setor reflete as preocupações mundiais em relação às mudanças climáticas e novas exigências do mercado e público em relação às práticas sustentáveis. 

Benefícios

Quando a empresa apresenta preocupação e planos realísticos para mitigar impactos ambientais, ela possui uma oportunidade de crescimento nesse setor. Existem diversos benefícios em se tornar uma cleantech e seguir com as ESG (Environmental, Social, and Governance), ou seja, focar no meio ambiente, sociedade e governança. Além de contribuir para práticas sustentáveis, a principal vantagem é a atração de investimento. O mercado está de olho em empresas que, não apenas dão retorno financeiro, como também trazem benefícios sociais e ambientais. Isso pode significar mais acesso a fundos, já que há diversos incentivos fiscais para negócios que adotam ações ambientais. 

Outro ponto positivo é a melhora na imagem corporativa aos olhos dos parceiros quanto aos consumidores. Demonstrar melhorias no setor ambiental e social é um fator que diversos empregados e clientes levam em consideração ao escolher uma empresa para, respectivamente, representar e consumir. Isso não só atrai novos talentos, como também repassa confiança e credibilidade do negócio. 

Exemplo de cleantechs brasileiras

Para representar o grande impacto ecológico e social que as cleantechs possuem, eu trago o exemplo de duas startups que auxiliaram o povo gaúcho durante as enchentes de 2024. A PWTech, focada no desenvolvimento de purificadores de água, e a Água Camelo, responsável por criar filtros potáveis, foram essenciais para a crise de abastecimento de água potável da população gaúcha. Sem pegadas ambientais e ainda contribuindo com a população durante um desastre climático, essas duas cleantechs são ótimos exemplos de objetivos concretos e preocupações alinhadas com as ESG. 

Como aplicar na sua empresa

Os exemplos que eu trouxe demonstram as ações e metas empresariais alinhadas com a mitigação de prejuízos ao meio ambiente. Não estou falando para o seu negócio mudar de setor, mas sim para rever práticas e buscar soluções sustentáveis. Empreendedor, você pode começar a realizar isso ao identificar as áreas de impacto ambiental que a sua empresa pode melhorar. Assim, invista em tecnologia limpa e adote métricas de ESG diariamente nas atividades corporativas. 

Conclusão 

A preocupação em adotar um comportamento sustentável nunca foi tão importante. A exigência do mercado e do público com práticas verdes e não invasivas ao meio ambiente faz com que empresas repensem suas ações corporativas, mudando seu posicionamento para protagonistas no ecossistema de greentechs e cleantechs. O investimento nesse setor cresce a cada ano, e o Brasil possui diversas oportunidades para adentrar nesse sistema e obter benefícios como aumento de investimento e melhora na reputação empresarial. Seu negócio também pode estar entre as startups que utilizam de tecnologia limpa para diminuir a pegada ecológica e auxiliar a sociedade e a governança. É papel de todos contribuírem para a preservação do meio ambiente, e as empresas possuem um grande impacto nesse setor. 

Esse mercado está em expansão, como você irá aderi-lo? Deixe nos comentários a sua reflexão! Até a próxima.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cristiano Freitas

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos