Cloretos: Da definição ao tratamento da água

Cloretos: Da definição ao tratamento da água

O QUE É?

O Cloro, na sua forma de íon cloreto Cl-1, ou seja, um composto inorgânico de carga negativa, é encontrado em águas naturais; como rios, mares e oceanos; e residuárias. É provido das descargas de resíduos industriais e efluentes domésticos (dejetos humanos e de animais pela presença do composto na alimentação), e também pelo próprio solo natural contendo sal-gema.

IMPORTÂNCIA

A partir da sua determinação, obtêm-se informações sobre o grau de mineralização, se há indícios de poluição da água e dissolução de sal-gema no solo, usado na produção de fertilizantes.

Em água potável, o sabor salgado originado do íon cloreto varia com a sua concentração e a composição química da água. Águas com até 250mg/L de cloreto pode ter um sabor salino quando associado ao cátion sódio (Na+), e caso o cátion associado por o cálcio (Ca) ou magnésio (Mg), o gosto salino é perceptível se estiver acima de 1000mg/L.

IMPACTO

Quando a concentração de cloreto está muito elevada do padrão permitido pela legislação, aumenta a concentração de metais, consequentemente, aumenta a velocidade de corrosão de estruturas e superfícies metálicas nas tubulações na rede de abastecimento e de construções industriais, além de causar incrustação em águas de caldeira. O mesmo, provoca toxicidade às plantas, uma vez que provoca a salinização do solo.

Nos seres humanos, pode causar efeito laxativo se o indivíduo for acostumado com baixas concentrações.

Segundo o Ministério da Saúde, o valor máximo permitido de cloreto em água potável é de 250mg/L. Quando o uso em caldeiras, de media pressão, os minerais são aceitos níveis de até 100 mg de CI-1/L.

DETERMINAÇÃO

Realizada pelo método Argentométrico, conhecido como Método de Mohr, o qual consiste na titulação de Nitrato de prata (AgNO3) com a solução de Cromato de potássio (K2CrO4) como indicador do ponto final de viragem na amostra com cloreto até que haja a virada da coloração de amarelo para vermelho tijolo. A reação entre AgNO3 e K2CrO4 resulta em um precipitado vermelho, devido a formação do Cromato de prata (Ag2CrO4), e a reação entre AgNO3 e o Cl- resulta em um precipitado branco.

O cálculo é realizado a partir do volume gasto de nitrato de prata na titulação da amostra e uma titulação em branco com o seu valor descontado da titulação propriamente dita

TRATAMENTO

Sistema de osmose reversa: pressurização da água por uma membrana semipermeável que captura todos os contaminantes principais e apenas permitem a passagem água pura

Filtro de Troca Iônica: absorção de contaminantes pelas pérolas de resina, que trocam íons com sais contendo cloreto.


Dicas úteis

Paulo Turco

Front-End Developer | TypeScript | React

1 m

Interesting, very informative

Excelente conteúdo 👏🏽👏🏽👏🏽

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos