Cloud Computing

Computação em Nuvem: Não é mais tendência, mas sim realidade para maioria das empresas  e veio para ficar.

Este conceito já esta presente em nossas vidas há muitos anos e cada vez mais passam a fazer parte também das empresas. Atualmente, a maioria das empresas de software já oferece seus produtos (softwares) online, sem que o cliente precise instalar nada ou comprar servidores. E cada vez mais as empresas de software estão migrando para este conceito.

5 vantagens da computação em nuvem para o seu negócio.

·        Redução de Custos

·        Flexibilidade, agilidade e escalabilidade

·        Acesso a Tecnologia de ponta

·        Software como serviço (SaaS)

·        Maior Compromisso do Fornecedor


·       Redução de Custos

Uma das principais vantagens da computação em nuvem é que você só paga pelo que usa. Algum tempo atrás, se uma empresa que decidisse utilizar um software de gestão mais robusto, como um ERP ou um sistema de Planejamento e Orçamento, tinha que comprar seus próprios servidores para instala-lo, adquirir licenças de bancos de dados, além de precisar possuir pessoal especializado para configurar tudo. E isso não era nada barato.

Era comum também que, depois de comprar uma máquina poderosa para atender um período de pico no processamento, a empresa ficasse com capacidade ociosa ou que em pouco tempo precisasse renovar estes equipamentos por ficarem ultrapassados.

No modelo de cloud computing, a empresa “aluga” a capacidade de hardware que deseja durante o período que quer, pagando apenas pelos recursos de que precisa.

E isto também vale para os softwares que a empresa precisa. Ao invés de comprar uma licença de uso do sistema e adquirir servidores para instalá-lo, agora você paga apenas uma mensalidade para a empresa que fornece o sistema e já tem tudo funcionando na hora, com custos que chegam a ser milhares de vezes menores em alguns casos.

·       Flexibilidade, agilidade e escalabilidade

Outra das grandes vantagens da computação em nuvem que fica claro analisando o processo descrito acima é a flexibilidade. Ou seja, você pode decidir aumentar ou diminuir sua infraestrutura de tecnologia na hora que quiser, de forma extremamente rápida e ágil.

Quando você utiliza um software na nuvem (Saas), o próprio fornecedor se encarrega disto, utilizando métodos automatizados que garantem que sempre haverá disponibilidade, não importa o número de pessoas que estão acessando o sistema naquele momento.

·       Acesso a tecnologia de ponta

Mais uma das vantagens da computação em nuvem é que o cloud computing permite que mesmo empresas pequenas tenham acesso a recursos de ponta de tecnologia. Antes, comprar um sistema de gestão sofisticado provavelmente estaria fora de cogitação para uma empresa de poucos funcionários.

Hoje vemos pequenas empresas utilizando os mesmos sistemas de gestão utilizados por grandes companhias. E isso só é possível porque cada empresa paga apenas pelo que usa, então os preços acabam se ajustam naturalmente de acordo com o tamanho da empresa e principalmente de acordo com sua necessidade de uso.

·       Software como Serviço (SaaS)

Cloud Computing é a área, mas você pode utilizar este conceito para utilizar software ou hardware. Ou seja, você pode “alugar” um servidor e utilizar como precisar, ou pode alugar um software para atender uma ou mais áreas de sua empresa, com tudo já pronto, sem ter que configurar nada.

Além de ser mais acessível e flexível, o modelo de software como serviço (SaaS) tem outras vantagens. Toda vez que o software é atualizado, por exemplo, você tem acesso à versão mais nova sem pagar nada a mais por isso e sem ter que perder tempo instalando atualizações.

·       Maior compromisso do fornecedor

O modelo cloud computing vem mudando completamente a relação entre vendedor e cliente, uma vez que a excelência do serviço prestado deve ser contínua. Se não estiver satisfeito com o serviço prestado, você pode simplesmente trocar de fornecedor sem grandes impactos para o seu negócio.

Isso requer atenção especial de quem fornece o serviço para conquistar e manter o cliente sempre satisfeito, o que novamente é muito bom para todas as partes.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gilberto Leite

  • Qual o Papel do PMO e do Gerente de Projetos!

    Qual o Papel do PMO e do Gerente de Projetos!

    PMO é o Escritório de Projetos, aquela área da empresa que possui o papel de disseminar metodologia de gerenciamento de…

  • Por que migrar sua infraestrutura de TI para a nuvem?

    Por que migrar sua infraestrutura de TI para a nuvem?

    A computação em nuvem ou a Cloud Computing, já passou daquele estágio inicial de validação, de verificar se realmente…

  • O que é o Big Data? E para que serve?

    O que é o Big Data? E para que serve?

    Não importa o seu segmento de negócios. Em todas as atividades econômicas, há uma quantidade enorme de informações…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos