COACHING

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Neste ano de 2019, completo 39 anos de carreira. Em minha carreira acompanhei muitas “ondas” no mercado de administração, treinamento e Rh.

Nos últimos quinze anos tenho acompanhado o crescente “boom” do Coaching. E hoje estamos vivenciando um ritmo no mercado bem interessante.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Apesar de não haver nenhuma legislação ou órgão que regulamente a formação do Coach e métodos de trabalho, contratos, ou talvez até pela falta dos mesmos o crescimento tem sido acelerado e infelizmente desordenado, despejando “coaches” e mais “coaches”, com formação “discutível” e “instantânea”.

Existem cursos de formação de um final de semana, ou de alguns dias e módulos, nacionais, regionais e internacionais, sociedades, institutos, cursos presenciais, via web e por aí vai.

É necessário haver uma seriedade, regulamentação e formação, isso é óbvio!

Meu objetivo com esse artigo, não é o de julgar ou avaliar o mercado. Mas até que cheguemos a esse ponto e com o mercado pululando de Coaches de todas as formações, possíveis e imagináveis, o que mais necessitamos é de Potenciais Coachees ou clientes devidamente preparados para saber avaliar quem é ou não é capacitado e qual o tipo de Coaching mais adequado à sua necessidade, de sua equipe ou corporação.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O cliente precisa conhecer e ser devidamente preparado a avaliar e escolher o que necessita. Hoje ele não tem a quem recorrer, a não ser eventuais indicações de colegas e amigos que já passaram por um processo de coaching com um profissional gabaritado.

Acredito que empresas de consultoria, deveriam se preocupar em criar manuais, guias, palestras, até cursos rápidos que tivessem como objetivo primordial, preparar os clientes a fazer uma boa escolha.

Orienta-los quanto a importância do Coaching, os diversos ramos de coaching, o que é um Coach e muitas outras informações relevantes que serão determinantes na escolha do processo ideal de Coaching.

Poderá até ser uma forma de iniciar o processo de normatização, à partir do cliente, protegendo assim o mesmo.

Carlos Homfeldt

Concordo Carlos, preparação se adquire com experiência.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos