COACHING, COMO FUNCIONA?

COACHING, COMO FUNCIONA?

O Coaching teve origem no esporte e se destacou pelos resultados extraordinários tanto para atletas isolados como na equipe como um todo. Especialistas observaram a razão de todo o sucesso e adaptaram o processo para realidade do mundo corporativo e também para a vida das pessoas.

Até bem pouco tempo atrás o Coaching era privilégio de grandes empresas, entretanto, hoje profissionais de várias áreas recorrem aos seus recursos para desenvolverem competências e habilidades que os potencializem e os ajudem a serem mais assertivos e/ou alcancem seus objetivos em um menor espaço de tempo.

O Coaching melhora o desempenho por meio da transformação comportamental e de atitudes possibilitando e a evolução ou o redirecionamento de carreiras.

O processo de Coaching inicia-se com definições bem claras das metas a serem alcançadas, cumpridas. Ou seja, com a definição do estado atual e do estado desejado. Prazos e metas devem ser obrigatoriamente estabelecidos. Não há espaço para conversas aleatórias, sem propósito!

As escolhas feitas levam a decisões que por sua vez constroem definições que determinam a configuração de vida do coachee. O autoconhecimento aliado a ações discernidas exercidas de forma estratégica é a principal fonte de transformação e catalisação dos resultados. É preciso ter compromisso e determinação suficientes para transformar o mundo a sua volta.

Assim, o Coaching, através das técnicas e ferramentas específicas disponibiliza ao coachee - cliente, o conhecimento necessário para que possa desenvolver-se e preparar-se para estas novas conquistas.

Todo o trabalho é pautado no compromisso do coachee de executar as tarefas e construir novas diretrizes. É fundamental aprender a assumir a responsabilidade pessoal e equilibrar as diversas demandas, o que nem sempre é tarefa fácil. Muitas vezes o apoio de um profissional experiente que ajude o coachee a ressignificar crenças limitantes e construir o futuro a partir do presente, considerando sua missão e valores, ao final da equação faz toda a diferença.

Artigo por: Renata Pifer

Engenheira Agrônoma, Mestre em Engenharia Sanitária e Atua como Gestora da Área Ambiental há 20 anos em empresas públicas e privadas. Executive and Business Coach, Consultora e Analista Comportamental, Palestrante e Trainer. Docente e Pesquisadora.


Daniel Sousa de Araújo

Administrador, Consultor imobiliário, Perito Avaliador Judicial, ESP. Direito Imobiliário, cursando Direito

9 a

Olá vi que terá semana que vem um curso em Mossoró. Como faz as inscrições?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Renata Pifer

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos