Coaching network - quando, como e porque implementar a cultura coach em sua empresa!

Coaching network - quando, como e porque implementar a cultura coach em sua empresa!

Nos últimos anos, tenho acompanhado e participado ativamente do crescimento do movimento “coaching network” em organizações brasileiras, principalmente as de médio e grande porte.

São vários nomes, ações e estratégias com um único objetivo: engajamento do capital humano nas metas organizacionais.  O processo é bem orgânico: ao contribuir com o fortalecimento das lideranças em seu pipeline atual e para o desenvolvimento de um estado de prontidão para o pipeline seguinte, investe-se na integração da realização de objetivos pessoais aos organizacionais, envolvendo não só dos líderes, mas dos liderados também.

É uma abordagem sistêmica e participativa inspirada na visão de que todas as relações são sustentadas por uma teia invisível de crenças, valores, cultura e intencionalidades. Quando há mudança positiva no comportamento de um indivíduo, o mesmo fenômeno ocorre em toda sua rede relacional. Logo, nos ambientes corporativos ocorre o mesmo fenômeno, a mudança comportamental de um único elemento também afeta o todo.

O coaching network funciona como uma ação viral: ele viabiliza a disseminação da prática do líder coach em maior escala nas empresas, estimulando um processo continuado de desenvolvimento das pessoas, dos grupos e da organização como um todo.

Para isso, o trabalho de coach é cascateado das altas lideranças até os níveis mais baixos da estrutura hierárquica por meio de sessões individuais e em grupo. Os coachees, ao vivenciarem o processo de coaching são desenvolvidos como verdadeiros líderes coaches.

O formato proporciona que cada liderança seja habilitada para a construção de caminhos alternativos e atitudes mais construtivas, para maximizar potenciais, melhorar desempenhos, alinhar objetivos ao momento e a visão da organização.

Este cenário para muitas empresas é um sonho, mas felizmente, para algumas empresas brasileiras já é realidade!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Adriana Schneider

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos