Coaching: qualidade e competência

Tenho estudado e acompanhado alguns profissionais de coaching no mundo do trabalho e me deparo com muita gente boa, bem preparada, com profundidade e estudo, com horas de prática e senso crítico em relação ao seu próprio trabalho, sabendo que precisam se aprimorar sempre.

Por outro lado, lamento profundamente ver muita gente despreparada, sem qualquer bagagem experimental e teórica, sair de um curso com uma motivação incrível e estimulada a se autoproclamar coach, vendendo o que não tem e prometendo o que não podem prometer.

Todo mundo pode começar uma carreira deixando isso claro para seus clientes, sendo ousadas e ousados e ao mesmo tempo, humildes e conhecedores de suas limitações. Afinal de contas, se tiveram uma formação séria, autoconhecimento é o mínimo que se espera desses aprendizes.

Em um mundo de tantas transformações e desafios, onde todos e todas estão tão ávidos por resultados imediatos e sucesso, onde muitas pessoas precisam e recorrem a um auxílio na esperança que seja sério e responsável, só posso recomendar que você, como cliente e amigos de clientes, seja crítico na escolha ou na indiação, pesquise, busque referências e na dúvida rejeite, busque outros profissionais...

Não se deixe enganar por um site bonito, uma “presença” nas redes sociais que é só uma aparência sem conteúdo, e acima de tudo, tome cuidado com o discurso pseudocientífico, baseado em X, Y e Z. Hoje em dia, depois de meia hora diante de um vídeo no Youtube ou um curso sem credencial alguma, muitos já se consideram especialistas em um tema que profissionais sérios estudam e pesquisam há anos.

Qualidade e competência são fundamentais pra tudo, especialmente quando se trata de cuidar de pessoas. O ser humano é muito mais complexo do que uma “roda da vida” pode explicar.

Pra finalizar, nas palavras de Vinicius de Moraes em seu Samba da Bênção, uma mensagem que cai bem pra quem se aventura ou vai se aventurar nessa jornada e encontrar seu coach: “(..) A vida não é de brincadeira, amigo; A vida é a arte do encontro; embora haja tanto desencontro pela vida (...)”

Um abraço e boa sorte no encontro seu coach.

Antonio Nascimento

Falo sobre empreendedorismo, liberdade financeira, crescimento e desenvolvimento pessoal através da fé.

5 a

Parabéns pelo texto e a orientação clara. Roda da vida não define um ser humano, não alcança sua complexidade mental vivências, seus traumas, influências dos ambientes,; cultural, religioso e político.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos