COFIS X COAUD
UMA COISA É UMA COISA E OUTRA COISA É OUTRA COISA. E uma coisa não pode ser outra coisa.
Uma coisa é o Conselho Fiscal, órgão de Governança Corporativa com maior poder de fiscalização em uma companhia, pois pode, e deve, fiscalizar até o Conselho de Administração, por qualquer um de seus membros. Outra coisa é o Comitê de Auditoria, fórum de Governança Corporativa que tem funções próprias, mas é uma assessoria do Conselho de Administração, portanto subordinado a ele. Uma coisa não pode ser outra coisa porque outra coisa tem ascendência sobre o Conselho de Administração, assim, não pode ser assessoria. Essa é minha opinião.
Sabe-se, contudo, que em algumas empresas brasileiras com ADR III o Conselho Fiscal exerce as funções de Comitê de Auditoria para atender as normas americanas (SOX). Não encontrei o número de empresas ainda nessa condição, mas creio ser mais de uma dezena.
Uma empresa que possui papéis listados numa bolsa americana, não é uma empresa qualquer, por isso não creio que a inexistência de Comitê de Auditoria seja uma questão de custo.
A razão seria porque os membros do Conselho de Administração não percebem valor num Comitê de Auditoria atuante?
Tenha subsídios para sua atuação com 30 questões sobre COAUD em https://danubio.pro/membro-do-comite-de-auditoria/.
#CEO, #Coaud, #comitedeauditoria, #governançacorporativa, #conselhodeadministração
Contador Geral, Superintendência Contabil e Fiscal, Executivo de Finanças, Membro de Conselho Fiscal e COAUD
8 mPerfeito mestre! No entanto acredito que vários acionistas no Brasil ainda não se deram conta de como é importante terem esses órgãos de governança fortalecidos e executando seus mandatos! Abç